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Disciplina Técnicas de Escrita Jornalística

  • Apresentação

    Apresentação

    Técnicas de Escrita Jornalística é uma unidade curricular teórico-prática que aborda as especificidades do discurso jornalístico (Van Dijk, 1988), a partir dos elementos discursivos de cada género, quer à luz da sua matriz, e.g. estudos narrativos (Seixas, 2009; Peixinho & Araújo, 2017), quer observando as particularidades da escrita contemporânea, sobretudo no contexto da cultura da convergência de onde emergem os cibergéneros (Díaz-Noci, 2004; Sánchez-García & Salaverría, 2019). Além disso, trata-se de uma unidade curricular que incide, de forma introdutória, sobre todo o processo da práxis jornalística (Traquina, 2005): dos critérios de noticiabilidade, ao processo intelectual da comunidade interpretativa do Jornalismo e seus elementos matriciais (Kovach & Rosenstiel, 2004, 2021). Com efeito, partindo, primeiro, de sessões expositivas, os estudantes serão, depois, desafiados a colocar em prática, especialmente, a notícia, a entrevista e a reportagem no #infomedia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os estudos narrativos e os géneros jornalísticos (informação e opinião) 2. O jornalismo, o jornalista e a notícia 3. A notícia: regras e especificidades; critérios de seleção de temas 4. Escrita jornalística: estilo, ortografia e gramática 5. Entrevista - princípios basilares 6. Perfil: "costurar" a escrita 7. Reportagem: a profundidade de um género por excelência 8. O Jornalismo Narrativo 9. Os novos géneros híbridos, a Internet e as redes sociais digitais  
  • Objetivos

    Objetivos

    Com a unidade curricular de Técnicas de Escrita Jornalística pretende-se que os estudantes passem a ser capazes de escrever corretamente de acordo com os critérios jornalísticos e de noticiabilidade, adotando as regras inerentes a cada género e aplicando-as na elaboração de notícias, reportagens e entrevistas de acordo com o público e meios a que se dirigem, de forma correta, seguindo boas práticas ortográficas e gramaticais. As caraterísticas particulares da escrita para a Internet e as diferentes formas de divulgação fazem, também, parte desta abordagem de cariz introdutório. Deverão ainda adquirir competências no que concerne às técnicas de recolha de informação e sua aplicação prática.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Considerando o carácter prático desta disciplina, a metodologia de ensino será mista, passando primeiro, pela exposição teórica de conceitos, seguida de exercícios práticos para executar dentro e fora da sala de aula, utilizando a plataforma web de ciberjornalismo #infomedia, para a publicação de trabalhos jornalísticos. O objetivo é ensaiar o funcionamento de uma redação, permitindo aos estudantes experienciar o processo e responsabillidade da produção jornalística. Adicional e transversalmente, motiva-se a metodologia ativa por parte dos estudantes. Exemplos: i) análise de conteúdo online de géneros jornalísticos e expor em aula; ii) apresentação dos elementos do jornalismo por grupo; iii)  apresentação oral dos trabalhos jornalísticos desenvolvidos; iv) autoscopia das dificuldades encontradas e como as transpuseram. Com efeito, há partilha do saber entre os estudantes, estimulados para o debate, aumentando o sentido crítico e fomentando as soluções coletivas.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coelho, Reis, & Bonixe. (2021). Manual de Reportagem. Labcom. http://labcom.ubi.pt/ficheiros/20210115945-202009_manualreportagem_pcoelhoireislbonixe.pdf De Fontcuberta, M. (2010). A Notícia, Pistas Para Compreender o Mundo (3ª ed.) Casa das Letras. Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Universidade da Beira Interior. Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto Editora Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2021). The Elements of Journalism (4th edition, revised and updated), Crown Trade Paperback Montant, H.(2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Inquérito. Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo, Quimera. Público (2005). Livro de Estilo (2ª ed.). Público, Comunicação Social, SA. Ribeiro-Rodrigues, V. (2020). Manual de Jornalismo de Investigação. Cadernos de Cidadania n.º4., Sociedade Civil pelo Desenvolvimento. ACEP e Camões - Instituto de Cooperação e da Língua. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1SgaKcqADP_wiQXe1u8bnvj-HEpWuDIPq/view    
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