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Disciplina Jornalismo Visual e de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    O jornalismo visual e de dados tem conhecido um crescimento exponencial nas redações de todos os tipos de meios de comunicação. A UC visa dotar os estudantes das ferramentas necessárias para pesquisar, compilar e analisar dados quantitativos, enquadrando-os numa narrativa jornalística. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 O Estado da Arte 1.1 Evolução  e especialização – do “Computer-assisted reporting” aos “Journo-coders” 1.2 Interatividade e dados - Benchmark 1.3 “Precision journalism” e a importância de formular uma hipótese 2. Entrevistar uma base de dados 2.1 Os números e as narrativas jornalísticas 2.2 Interatividade perante média dinâmicos – o poder da hiperpersonalização na narrativa jornalística 2.3 Valores-notícia e estatística – conflito ou aliado? 2.4 Definição de hipótese e desenho de uma metodologia 2.5 Conceitos estatísticos 2.6 Dos dados aos formatos – da pirâmide invertida à narrativa em funil 2.7 Tipos de dados e busca de fontes; data checking 3. Análise de dados 3.1 Limpeza e análise de dados 3.2 Folha de cálculo, linguagem de programação R, “web scraping” e extração a partir de pdf 4. Storytelling visual 4.1. Benchmark internacional e nacional 4.2. Estratégias visuais para histórias de dados 4.3. Visualização de dados: literacia, ferramentas de produção, desenvolvimento web e “machine learning”
  • Objetivos

    Objetivos

    Entender os fundamentos do jornalismo de dados, incluindo a História desta prática Pesquisar, compilar e analisar dados para contar histórias numa lógica editorial jornalística. Avaliar e verificar a credibilidade das fontes de informação e bases de dados Domínio de conceitos básicos de estatística e métodos quantitativos. Conhecimentos básicos de programação para recolha, processamento e apresentação de dados em trabalhos online Criar peças interativas em função de pressupostos indicados pelo leitor (sexo, idade, geolocalização,...). Desenvolver estratégias visuais e de “storytelling” para ilustrar realidades sociais refletidas pelas estatísticas, sabendo integrar as conclusões dos dados na narrativa jornalística. Dominar o uso de bibliotecas de análise e as ferramentas de transparência para o jornalismo de dados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso à gamificação como método de heteroavaliação de trabalhados produzidos em contexto de aula; aprendizagem através da análise e discussão de estudos de caso
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bounegru, L., & Gray, J. (2021). The Data Journalism Handbook: Towards a Critical Data Practice Amsterdam University Press. Cairo, A. (2013). The Functional Art - An Introduction To Information Graphics And Visualization. New Riders. Felle, T., Mair, J., Radcliffe, D., eds. (2015). Data Journalism: Inside the global future. Abramis Publishing. Garcia, R, Rosa, M. J., Barbosa, L. (2016). Que Número É Este? Um Guia Sobre Estatísticas Para Jornalistas. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. (2012). The data journalism handbook: How journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media. Huff, D. (2013). Como Mentir com a Estatística. Gradiva. Miller, C. (2016). Getting Started with Data Journalism. Writing data stories in any size newsroom. Rogers, S. (2013). Facts Are Sacred. Faber & Faber. Usher, N. (2016). Interactive Journalism - Hackers, Data and Code. University of Illinois Press
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