filmeu

Disciplina Transmedia e Narrativas Híbridas

  • Apresentação

    Apresentação

    Com a disciplina de Transmedia e Narrativas Híbridas pretende-se habilitar os alunos com competências no âmbito das mais recentes práticas no que concerne à elaboração de informação jornalística, de conteúdos informativos e de narrativas de representação da realidade, sobretudo no ambiente web, refletindo a produção informativa do ecossistema mediático atual que também se apresenta híbrido e não-linear. Exemplos: webdocumentários, narrativas multimédia e hipermedia, realidade virtual e imersiva, gamificação, etc.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Era uma vez: o que é contar estórias? 1.1. Os elementos da narrativa 1.2. Da tradição oral à jornada do herói: estruturas míticas das narrativas 2. Literatura e Jornalismo 2.1. O Novo Jornalismo e Jornalismo narrativo: a reportagem e o livro-reportagem 2.2. Literatura de Viagem 3. Narrativas audiovisuais: o filme documental e o vídeo 3.1 Introdução ao documentário: subgéneros e modos de representação 3.2. O tratamento criativo da realidade: as diferentes escolas de pensamento sobre o documentário e os híbridos (post-doc) 3.4. Conteúdos audiovisuais: vídeo, arquivo e memória 4. Web, Transmedia e hibridização de géneros 4.1. Cultura da convergência, narrativa transmedia e jornalismo 4.2. O webdocumentário e a narrativa não linear 4.3. Como escrever para o online? Título, lead, corpo da notícia, hyperlinks, verificação 4.4. O guião multimédia e transmedia 4.5. A reportagem multimédia, o videojornalismo e os mini-docs (online)
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetiva-se fornecer ferramentas para pensar a melhor forma de produzir, desenvolver e distribuir a informação, adequando o tratamento informativo final às plataformas e ao meio a que se destina, através de propostas narrativas mais interativas e imersivas. Depois, tem-se como propósito contribuir para a análise de produtos narrativos diferenciados, onde as ferramentas do jornalismo são a base de trabalho. Por fim, pretende-se contribuir para a reflexão crítica de como o planeamento, a abordagem e a estrutura de narrativas que agregam vários elementos media podem contribuir para veicular a mensagem, contando histórias com um propósito, observado os fundamentos do jornalismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia matricial, alinhada com o modelo de avaliação contínua e aplicando 2 práticas de metodologias inovadoras (MI), passa por: exposição teórica de conceitos, quer pela docente, quer pelos discentes na enunciação de tarefa prévia de pesquisa e apresentações em aulas; visualização de vídeos e filmes e análise crítica análise de websites e publicações jornalísticas; aulas abertas com especialistas; exercícios práticos para executar dentro e fora da sala de aula. A avaliação será mista, fixando-se a entrega do trabalho final, no último dia de aulas, e será dividida em momentos específicos, todos com carácter obrigatório: Participação e envolvimento em aula(20%); (MI) Conferência Jornalismo Frankenstein (20%); (MI) Trabalho final colaborativo: criação de uma narrativa jornalística transmedia, publicada numa plataforma online incorporada no #infomedia. O trabalho terá uma relação com a sociedade civil (60%). (Nota: progresso do trabalho: 20% + apresentação em aula 20% + final: 20%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Franco, G. (2009). Como escrever para web, Uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, Disponível online em: https://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf Jenkins, H. (2015). Cultura da Convergência, editora Aleph, (e-book) McEarlean, K. (2018). Interactive Narratives and Transmedia Storytelling, Taylor& Francis Nichols, B. (1992). Representing Reality, Issues and Concepts in Documentary, Indiana University Press Penafria, M. (2013). Webdocumentário - interatividade, abordagem e navegação. In Comunicação Digital - 10 Anos de Investigação, ed. António Fidalgo e João Canavilhas. Labcom Ribeiro-Rodrigues, V. (2021). Narrativas Cinematográficas, humanizar histórias. Jornalismo, Documentário e Desenvolvimento humano, [tese de Doutoramento] Universidade Lusófona do Porto. Vogler, C. (2015). A jornada do escritor, Estrutura Mítica para Escritores, editora Aleph (e-book)
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios