-
Apresentação
Apresentação
O conceito de Investigação Jornalística é aqui entendido num múltiplo sentido: como disciplina pertencente ao que pode ser mais amplamente descrito como grande jornalismo que pode incluir categorias como o jornalismo histórico, o jornalismo de dados ou a grande reportagem, ou como um conjunto particular de práticas e técnicas de pesquisa, seleção e tratamento da informação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-2-2389
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Entre 'o que se vê' e 'o que é' 1.1. Os factos ocultos e o imperativo de investigar 1.2. O Jornalismo como condição sine qua non da democracia 1.3. Jornalismo como mediação e fator contemporâneo de diferença 1.4. Os limites da investigação jornalística: constrangimentos institucionais, éticos, deontológicos e legais 1.5. Casos que fizeram história 2. Introdução às metodologias de investigação jornalística 2.1. Investigação jornalística e outras formas de investigação 2.2. A aplicação da estratégia de "estudo de caso" 2.3. Abordagem prática ao processo de investigação jornalística 3. Fontes de informação 3.1. Factos ocultos: do conhecimento inicial à decisão de investigar 3.2. Primeiras fases de verificação: documentos, testemunhos e fontes de informação 3.3. O tratamento da informação, a confirmação e a construção do caso 3.4. O imperativo do contraditório 4. A publicação da investigação 4.1. A decisão de publicar 4.2. A investigação como narrativa jornalística 4.3. Elaboração de uma investigação
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo é dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da investigação jornalística a um nível elementar de abordagem. No final da execução do programa, os alunos devem possuir as bases necessárias para uma abordagem metodológica crítica a factos que apresentem alguma complexidade explicativa ou conjuntos de informações que necessitem de investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina de Investigação Jornalística terá como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem dois pilares: 1. Aprofundamento do estudo de caso como estratégia de investigação (o planeamento, a recolha de dados e a análise de dados). 2. Apresentação de trabalhos jornalísticos de investigação publicados com debilidades de conteúdo que devem ser descobertas e analisadas pelos estudantes. Esta metodologia ativa pretende promover uma melhor assimilação da componente teórica que vai acompanhar o projeto prático de investigação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burstiner, M. (2017). Investigative Reporting from Premise to Publication: From Premise to Publication. Taylor & Francis. Hahn, O., & Stalph, F. (2018). Digital Investigative Journalism: Data, Visual Analytics and Innovative Methodologies in International Reporting. Springer International Publishing. Houston, B., Horvit, M., Reporters, I., & Eds. (2020). Investigative Reporter's Handbook: A Guide to Documents, Databases, and Techniques. BEDFORD BOOKS. Investigative Journalism. (2021). (H. d. Burgh & P. Lashmar, Eds. 3.ª ed.). Routledge. Mesquita, M. (2004). O quarto equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. MinervaCoimbra. Pilger, J. (2011). Tell Me No Lies: Investigative Journalism and its Triumphs. Random House. Pinto, M. (2007). Casos em que o jornalismo foi notícia. Campo das Letras.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não