-
Apresentação
Apresentação
Colocada no início do ciclo de estudos, a Unidade Curricular visa ajudar a enfrentar dificuldades evidenciadas pelas recentes gerações de estudantes na construção de processos críticos de pensamento, capacidade argumentativa e qualidade de expressão, quer oral quer redactorial, a um nível universita´rio. Pretende-se ainda dotar os estudantes de conhecimentos elementares em epistemologia e filosofia das ciências, nomeadamente das ciências sociais. Pretende-se ainda facultar aos estudantes uma perspectiva panorâmica dos principais assuntos de natureza epistémica no campo da investigação em ciências da comunicação, quer no plano das teorias tradicionais quer no das recentes tendências de estudo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-22553
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Pensamento crítico. Doxa/Episteme. Argumento/Opinião Notas Introdutórias em Epistemologia e Teoria do Conheicmento Epistemologia e Filosofia das Ciências Modalidades teóricas do conhecimento (Indução, Dedução/Abdução/Metáfora) O lugar da teorizaão e das metodologias de pesquisa Conhecimentos, Verdade e Realidade. Aspectos de Epistemologia da Comunicação Notas em Epistemologia do jornalismo.e dos jornalistas.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão obter - uma visão geral da epstemologia e do tipo de problemas epistémicos - uma noção clara da diferença entre opinião e argumento - uma noão da distinção entre uma aproximação científica e uma aproxiamção doxástica a um problema ou questão. - a percepção da Comunicação como uma campo de investigação científica. - adquirir a cpacidae de construção crítica de argumentos e respectivos contraargumentos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes são incentivados à pesquisa própria na formulação de problemas epistemicos, sendo valorizada quer a crítica do senso comum, quer a crítica das epistemologias metafísicas, ao longo do semestre. A avaliação final é constituída pela apresentação cítica oral de um trabalho (individual ou em grupo não superior a três pessoas) correspondendo a 40% da classificação, submissão via moodle da versão final redigida desse trabalho (extensão máxima de 5 pp. de texto, Times New Roman 12, 1,5 espaços. os 20% restantes correspondem à qualidade da participação em aula. A entrega de trabalhos além do prazo estipulado só será possível se autorizada pelo docente e implica uma penalização de 25% na classificação do trabalho se entregue até 24h após o prazo indicado e de 50% na classificação do trabalho se entregue entre 24h e 72h após o prazo; não serão aceites trabalhos entregues com atraso superior a 72h
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CHÂTELET, F. (1993 [1992]). Uma História da Razão. Lx: Presença. GOLDMAN, A.I. (2011). O que é a crença justificada?. In Crítica na Rede. Em www.criticanarede KANT, I. (sd [1784]). Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo? Em www.lusofia.net KUHN, T. S. (2013 [1962.1970]). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. LISBOA, S. & BENETTI, M. (2015). O jornalismo como crença verdadeira justificada. In Brazilian Journalism Research (11 nº 2). (10-29). MEDITSCH, Eduardo (1997). O jornalismo é uma forma de conhecimento?. In BOCC. PEREIRA, R. (2019). Pensar em tempos de não-pensamento. Notas para uma analítica do brutal na contemporaneidade. Coimbra: Grácio Editor. TEIXEIRA, C. (2013). Epistemologia. In P. Galvão (org.), Filosofia. Lx: Ed. 70 (pp. 99-142). TRUNCELLITO, D. A. (2016). Epistemology. In Internet Encyclopedia of Philosophy. VALDETTARO, S. (2015). Epistemología de la comunicación: una introducción crítica (e-book). Rosario :Universidad Nacional de Rosario.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não