-
Apresentação
Apresentação
Dividida em três núcleos programáticos, a UC visa abordar alguns aspetos da Ética clássica e do seu desenvolvimento nas sociedades contemporâneas, num sentido lato, e no específico campo da comunicação. Cobrem-se diversas dimensões da atual realidade comunicacional, analisadas do ponto de vista das práticas éticas por elas requeridas ou nelas implícitas, quer na sua natureza deontológica, axiológica e metodológica. Visa-se também aprofundar o sentido de responsabilidade ´tica inerente às profissões e atividades dos media, relacionadas com o jornalismo e a publicidade, através do estudo dos seus comportamentos éticos, deontológicos e jurídicos. O terceiro bloco visa especificamente as questões do ordenamento jurídico do campo comunicacional em Portugal. Num plano geral, a UC é crucial para o desenvolvimento futuro dos estudos em ciências da Comunicação e para a subsequente vida profissional dos estudantes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-22556
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ética 1.1. Ética / Moral 1.2 Deontologia e Axiologia 1.3. Origem da Ética nos diálogos platónicos 1.4. Estruturas Éticas: Teleológicas; Deontológicas; Consequencialistas. 1.5. Das virtudes aos Imperativos (Aristóteles e Kant) 1.5. Correntes Éticas: A Ética das Virtudes; Contratualismo; Utilitarismo; Comunitarismo. 1.5. A Ética e a contemporaneidade (Tensão ascetismo/hedonismo). Imunidade Ética. Ética Prática. 1.6. Emotivismo; Egoísmo Ético; Cegueira Moral; 1.7. Problemas em Ética e a Comunicação. A border line sensológica. 1.8. Informar, entreter e Info-entreter. 1.9. Da deontologia à Ética na mediação informativa 2. O Direito e as Leis 2.1. O Direito e o Direito da Comunicação 2.2. Aspetos fundamentais da regulação legal da ação dos Media em Portugal (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade)
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre, os estudantes devem ter adquirida uma capacidade básica de manejar os principais temas do pensamento ético, bem como alguns dos debates mais relevantes da sua situação atual. Os estudantes devem ser capazes de identificar e situar criticamente alguns dos debates éticos que atravessam as nossas sociedades. É também objetivo que, através do segundo núcleo, analisem criticamente materiais jornalísticos ou publicitários, bens culturais e respetivos modos de publicitação, consumo e referenciação, tornando-se capazes de identificar casos específicos de desvio ético-deontológico nas práticas mediáticas contemporâneas. Com o terceiro bloco, os estudantes devem estar aptos a compreender os maiores problemas de ordem legal no campo da comunicação social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes são incentivados à pesquisa própria na formulação de problemas éticos e deontológicos ao longo do semestre. A avaliação final é constituída pela submissão via moodle da versão final redigida de um trabalho (extensão máxima de 5 pp. de texto, Times New Roman 12, 1,5 espaços), individual ou em grupo não superior a três pessoas, seguida da defesa pública do trabalho correspondendo a 40% da classificação. Os 20% restantes correspondem à qualidade da presença e da participação em aula. A entrega de trabalhos além do prazo estipulado só será possível se autorizada pelo docente e implica uma penalização de 25% na classificação do trabalho se entregue até 24h após o prazo indicado e de 50% na classificação do trabalho se entregue entre 24h e 72h após o prazo; não serão aceites trabalhos entregues com atraso superior a 72h
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARENDT, Hannah (2013 [1963). Eichmann em Jerusalém. Uma reportagem sobre a banalidade do mal. Tenacitas. ARISTÓTELES (1991 [sd]). Ética a Nicómaco. In Os Pensadores – Aristóteles (vol II). Nova Cultural BAUMAN, Z. & DONSKIS, L. (2014 [2013]). Cegueira moral - A perda da sensibilidade na modernidade líquida. Zahar Ed. CORNU, Daniel (1999). Jornalismo e verdade: para uma ética da informação. I. Piaget. FIDALGO, J. & CHRISTOFOLETTI, R., (Orgs.) (2014). Ética na Comunicação. Revista de Comunicação e Sociedade (25). MacINTYRE, A. (2001 [1984]). Tras la virtud. [or.: After Virtue]. Crítica. RACHELS, J. & RACHELS, S. (2004[2003]). Elementos de Filosofia Moral. Lx: Gradiva. RICOEUR, P. (2011 [1990]). Ética e Moral. www.lusofia.net SANDEL, M. J. (2015). Justiça. Civilização. Brasileira SINGER, P. (2006). Como havemos de viver? A ética numa época de individualismo. Dinalivro. TAYLOR, C. (1994 [1991]). La Ética de la Autenticidad. Paidós
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não