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Disciplina Branding Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    O universo empresarial é, nos dias de hoje, mais complexo e competitivo do que nunca. Neste contexto no qual é cada vez mais difícil diferenciar a sua oferta da concorrência, as organizações começaram a utilizar as marcas como um ativo estratégico que permite distinguir a oferta. O branding, a construção e gestão das marcas, surgiu com este propósito de destacar os atributos dos produtos, mas vai além disso, focando as suas estratégias na comunicação da organização de forma holística - divulgando a sua cultura, os seus valores, entre outros. As organizações começaram a considerar o branding corporativo como uma estratégia vital, devido aos seus diversos benefícios, particularmente em termos de reputação. A reputação é, por sua vez, um ativo intangível de extrema importância para as organizações, tendo em conta as inúmeras vantagens que acarreta.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Estratégia da Marca: Fundamentos do Branding, o processo de criação de marcas; A marca institucional e sua relação com a estratégia da empresa, missão, visão e valores; A importância da marca na identidade da organização; Definição estratégica da marca: posicionamento, essência, valores, experiência.  A Identidade Visual da Marca: Naming (designação/nome da marca), assinatura e descritivo de negócio e discurso da marca; Identidade Visual da Marca nas vertentes conceptuais e gráficas.  Digital Branding: A comunicação da Marca nos meios digitais, website, aplicações mobile e social media, tendo em conta a identidade, visibilidade e credibilidade; Definição e produção de conteúdos digitais para implementação online; A experiência digital da Marca. Os novos desafios do Branding Organizacional: Do sound branding (dimensão sonora da marca) ao motion branding; Reprodução e interpretação dos valores da marca em movimento (filmes, spots publicitários, etc.).
  • Objetivos

    Objetivos

      Proporcionar conhecimentos e ferramentas para definição da personalidade e voz da marca, em coerência com a cultura da organização.  Fornecer metodologias úteis para o correto processo de criação da identidade visual da marca. Desenvolver capacidades e conhecimentos fundamentais na área de gestão da marca, nomeadamente na orientação das equipas criativas envolvidas, na análise crítica do design (alinhado com as intenções estratégicas da marca) e na sua correta comunicação. Garantir o domínio de metodologias para a definição do valor da marca institucional/organizacional.  Cultivar habilidades intelectuais e reflexivas, motivando os estudantes para a constante actualização na área do branding.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de metodologias ativas que  tentam colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem e sempre que possível envolver várias disciplinas e vários docentes num único projeto, recorrendo a empresas ou organizações do meio local. A realização de visitas de estudo também são recomendáveis para aferir boas práticas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora. Nickels, W.G. & Wood, M. B. (1999). Marketing: Relacionamentos, Qualidade, Valor. Rio de Janeiro: LTc. Schultz, D. E. & Barnes, B.E. (2001). Campanhas Estratégicas de Comunicação de Marca. Rio de Janeiro: Qualitymark. Brown, J. S., Denning, S., Prusak, L., & Groh, K. (2005). Storytelling in Organizations? Why Storytelling is Transforming 21st Century Organizations and Management. Routledge. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH. Clavery, S. (2023). Isso é Employer Branding?!: Um livro para desconstruir tudo aquilo que você acha que sabe ou não sobre o tema. Editora Leader.  
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