-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa introduzir alguns elementos fundamentais da estrutura político-institucional, socioeconómica e cultural do país e suas relações exteriores, fornecendo aos estudantes um conjunto de conhecimentos imprescindíveis ao desempenho profissional nas áreas do jornalismo e da comunicação estratégica no Portugal contemporâneo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP451-26060
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) A comunicação e as problemáticas da Cidadania A condição ontológica da Linguagem e da Comunicação O conceito de Cidadania, génese, evolução e problemáticas contemporâneas Portugal e a Modernidade: alternâncias oligárquicas e ruturas políticas A civilização industrial, a mutação antropológica (Polanyi) e o Liberalismo Monárquico Do Liberalismo republicano ao O Estado Novo e a rotura antidemocrática A revolução democrática de 1974 e a normalização contrarrevolucionária. Mitomotricidades (Assmann) políticas contemporâneas. 2) O Portugal Contemporâneo A Constituição: poderes formais e institucionais; os partidos e a “sociedade civil”; sistema eleitoral; e organização territorial do país Sistemas de apoio social Elementos aplicados de literacia financeira e fiscal O campo dos media em Portugal Portugal no mundo (Política Externa e Instituições Europeias)
-
Objetivos
Objetivos
A UC visa suprir insuficiências de base já longamente detetadas na formação dos estudantes (futuros comunicólogos e jornalistas) relativamente à História recente do país e ao funcionamento das suas instituições e da sua realidade contemporânea. Baseado na exposição teórica, complementada pela pesquisa e explanação pelos estudantes em torno de problemáticas propostas pelo syllabus da UC, através da exploração de materiais de texto e audiovisuais, envolve participativamente os estudantes quer na elaboração de uma compreensão histórico-política da constituição da nossa contemporaneidade quer na compreensão funcional e ativa do sistema político-económico, institucional e sociocultural em que vivem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino procurará a variação dos métodos expositivos com o desenvolvimento de práticas sempre que adequado, nomeadamente na segunda parte da UC. Na primeira parte, o dispositivo teórico e o percurso historiográfico visará estimular por parte dos estudantes a busca e a crítica das fontes, bem como uma perspetiva sobre as relações entre passado-presente-futuro e sobre os usos presentes da História que é narrada. Valorizar-se-ão pesquisas autónomas, de preferência, bibliográficas, mas contemplando também fontes digitais e audiovisuais, nomeadamente os arquivos de imagem da RTP e a cinematografia e documentarismo de época.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV (1998). Portugal na Transição do Milénio. Fim de Século. Castles, S. (2005). Nation and Empire: Hierarchies of Citizenship in the New Global Order. 10.1057/palgrave.ip.8800107. Constituição da República Portuguesa (2005). Cruzeiro, M.M. (2017). A nossa Fada Morgana. Afrontamento. Ricardo Garcia, R.; Rosa, M.J.V. & Barbosa, L. (2017). Que número é este – Um guia de estatísticas para jornalistas. FFMS. Hobsbawm, E. (1996 [1962]). A Era das Revoluções (1789-1848). Presença. Lopes, J. S. (2004). A economia portuguesa no século XX. Ed. ICS. Marshall, T.H. (1950). Citizenship and Social Class and Other Essays. Cambridge Univ. Press. Martins, G. d’O. (1991). Portugal — Instituições e Factos. INCM. McQuail, D. (2000). Teorias da Comunicação de Massas. F.C. Gulbenkian. Tengarrinha, J. M. (Org.) (2000). História de Portugal. Ed. Univ. Sagrado Coração. Varela, R. & Santa, R. D. (2023). Breve História de Portugal – A Época Contemporânea. Bertrand.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não