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Disciplina História da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Parte-se do princípio que, no âmbito da história humana, um conjunto de ferramentas, técnicas e protocolos de comunicação constituíram (e constituem) essa própria história, tanto no modo como alteraram a cultura, a sociedade e a perceção/consciência humanas, como no modo como definem, enquanto artefactos, modos de apresentação e de acesso a essa história. Da linguagem e da escrita aos computadores e às redes cibernéticas, passando pelas câmaras fotográficas, o cinematógrafo, a rádio e a televisão, todos estes dispositivos medialógicos determinaram paradigmas de relação verbal e não verbal entre os humanos e entre os humanos e o mundo. Esta unidade curricular procura traçar a evolução histórica destes modos materiais de configuração da comunicação ao longo da história, identificando momentos chave desse curso e como impactaram a forma de percecionarmos o mundo e a construção da realidade social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Pressupostos de uma história materialista da comunicação 2. Oralidade O grau zero da comunicação A ritualização do mundo 3. Alfabeto e Escrita "Do mundo mágico da audição para o mundo neutro da visão" A escrita como ordem e como pharmakon 4. Livro Volumen - codex - volumen A biblioteca e a legibilidade do mundo 5. Imprensa De Guttenberg a Lutero A fundação do mundo moderno e a circulação do conhecimento 5. Electromagnetismo, som e media atmosféricos A distribuição da realidade sensível ao domicílio 6. Fotografia e Cinema A multiplicação das imagens e a gravação do tempo A redescoberta do óptico e os (novos) motivos do real Da imagem movimento à imagem em movimento 7. Rádio e Televisão O paradigma dos meios de comunicação de massa "Drama para uma sociedade dramatizada" Newsreels e as primeiras "reportagens" 8. Computador e Internet A cultura da convergência e impactos no jornalismo As DSLR: videojornalismo para web
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e enquadrar, através dos dispositivos técnicos que os determinaram, os principais paradigmas da história da comunicação (verbal e não verbal) e da produção de conhecimento; Promover capacidades de análise e de reflexão sobre as relações mútuas entre a produção cultural de significado e a evolução das materialidades técnicas que pré-determinam essa produção; Problematizar a contemporaneidade enquanto época cuja condição tecnológica é decisivamendeterminada por meios de registo, transmissão e processamento automático de comunicação e de informação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição e discussão das matérias programadas, a partir de textos escolhidos e de estudos de caso que ilustrem os temas em discussão. Regime de avaliação contínua de acordo com o Regulamento Pedagógico da Universidade Lusófona. Adicionalmente, promover-se-á, por um lado, uma metodologia ativa, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem, enquanto que as professoras assumem, idem, uma função mediadora e, por outro, uma abordagem heurística. No primeiro cenário, procura-se a união entre a tecnologia e a educação, visto que mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (estudos, exercícios e pesquisas). Por conseguinte, promove-se a aprendizagem do conteúdo de forma autónoma. Exemplos: i) pré-leituras e apresentação em aulas, de forma a complementar os conteúdos expostos pelas docentes; ii) desenvolvimento de trabalho prático com reflexão teórica como vídeo-ensaio e entrega de relatório.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Benjamin, W. (2007). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In A . Ed. e Trad. João Barrento, Assírio & Alvim Bogalheiro, M. (2020). "Para lá dos meios e dos fins: um epítome da ontologia dos media". In Crítica Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media, Ed. M. Bogalheiro. Documenta Chartier, R. (1997). A Ordem dos Livros, Vega Contreras, S. P. (1999). El Periodismo De Los Nuevos Medios: El Cine, El Magazine Y La Radio, In Gómez Mompart, J. L. E Marín Otto, E., SínTesis Historia Del Periodismo Universal Jenkins, H. (2009). Convergence Culture. New York University Press Quinn, S. & Filak, V. (2005). Convergent Journalism, An introduction, Writing and Producing Across Media, Focal Press Kittler, F. (1999). Stanford University Press Gramophone, Film, Typewritter, McLuhan, M. (1972). A Galáxia de Gutenberg, Universidade de São Paulo Valéry, P. (2005) "A Conquista da Ubiquidade". In Revista de Comunicação e Linguagens 34/35. Relógio d'Água  
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