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Apresentação
Apresentação
UC que incide no estudo do espaço público mediático.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-10493
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. ESPAÇO PÚBLICO, COMUNICAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA A constituição do espaço público moderno: história e análise. Espaço público e opinião pública. Modos de formação da opinião pública e dos públicos. A pluralidade de espaços públicos na atualidade. II. MEDIA E SOCIEDADE Sociedade de massa, meios de comunicação de massa e sociedade de consumo. Massificação e diversificação. Campo dos media, campo económico e poderes sociais. Jornalismo: entre o tradicional e a inovação Os media na sociedade profundamente mediatizada. III. CONFIGURAÇÃO MEDIÁTICA E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLECTIVA A operatividade das narrativas. Processos mediáticos de construção e transmissão da memória coletiva. IV. TEORIAS DO ACONTECIMENTO E DO PROBLEMA PÚBLICO Acontecimento. O agendamento. V. SOCIEDADE, NOVOS MEDIA E ESPAÇOS PÚBLICOS Os novos media e as transformações nos espaços públicos contemporâneos. Comunicação à distância. Novas culturas de opinião.¿ Novos media e (novas) expressões sociais.
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Objetivos
Objetivos
Compreender as Teorias do Espaço Público nas sociedades modernas ocidentais, traçando um quadro teórico e conceptual que permita analisar e problematizar as formas do público, os fenómenos comunicacionais e a multiplicidade de espaços públicos nas sociedades contemporâneas. Conhecer as perspectivas teóricas do tratamento da sociologia dos media, da opinião pública e dos públicos. Integrar conhecimentos das ciências da comunicação e das ciências sociais na análise dos media noticiosos. Análise da recepção da comunicação de massas e seus impactos na constituição da opinião pública. Pretende-se nesta Unidade Curricular que os alunos consigam desenvolver: Capacidade de análise e reflexão sobre a comunicação e o espaço público. Capacidade de análise do papel dos meios de comunicação na sociedade moderna. Desenvolver competências de análise e de investigação ao realizar trabalhos de recolha de dados, constituição de um corpus e análise do mesmo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
debates e discussao critica em aula
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ABRANTES, J.C. e DAYAN, D. (org.) (2006). Televisão: das audiências aos públicos. Lisboa: Livros Horizonte. BABO, I. (2015). Espectadores e públicos activos. Vega: Lisboa. BABO-LANÇA, I. (2006). A configuração dos acontecimentos públicos. Coimbra: Edições Minerva. BRITES, M.J. (2017). Young people and daily life contexts of news appropriation. Cuadernos.info, 40, 123-136. doi: 10.7764/cdi.40.1059 CASTELLS, M. (2002). A era da informação: Economia, Sociedade e cultura. A sociedade em rede. Vol. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ESTEVES, J. P. (org.), (2002). Comunicação e Sociedade, Lisboa: Livros Horizonte. FRASER, N. (1990). Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, 25/26, 56-80. HABERMAS, J., Lennox, S., & Lennox, F. (1974). The Public Sphere: An Encyclopedia Article (1964). New German Critique, 3 (Autumn, 1974), 49-55. MAIGRET, E. (2015). Sociologie de la communication et des médias. Armand Colin: Paris.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não