filmeu

Disciplina Sociologia dos Media e da Opinião Pública

  • Apresentação

    Apresentação

    UC que incide no estudo do espaço público mediático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. ESPAÇO PÚBLICO, COMUNICAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA  A constituição do espaço público moderno: história e análise.  Espaço público e opinião pública.  Modos de formação da opinião pública e dos públicos. A pluralidade de espaços públicos na atualidade.  II. MEDIA E SOCIEDADE Sociedade de massa, meios de comunicação de massa e sociedade de consumo. Massificação e diversificação. Campo dos media, campo económico e poderes sociais. Jornalismo: entre o tradicional e a inovação Os media na sociedade profundamente mediatizada. III. CONFIGURAÇÃO MEDIÁTICA E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLECTIVA A operatividade das narrativas. Processos mediáticos de construção e transmissão da memória coletiva. IV. TEORIAS DO ACONTECIMENTO E DO PROBLEMA PÚBLICO Acontecimento. O agendamento. V. SOCIEDADE, NOVOS MEDIA E ESPAÇOS PÚBLICOS Os novos media e as transformações nos espaços públicos contemporâneos. Comunicação à distância. Novas culturas de opinião.¿ Novos media e (novas) expressões sociais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender as Teorias do Espaço Público nas sociedades modernas ocidentais, traçando um quadro teórico e conceptual que permita analisar e problematizar as formas do público, os fenómenos comunicacionais e a multiplicidade de espaços públicos nas sociedades contemporâneas.  Conhecer as perspectivas teóricas do tratamento da sociologia dos media, da opinião pública e dos públicos. Integrar conhecimentos das ciências da comunicação e das ciências sociais na análise dos media noticiosos.  Análise da recepção da comunicação de massas e seus impactos na constituição da opinião pública.   Pretende-se nesta Unidade Curricular que os alunos consigam desenvolver: Capacidade de análise e reflexão sobre a comunicação e o espaço público. Capacidade de análise do papel dos meios de comunicação na sociedade moderna. Desenvolver competências de análise e de investigação ao realizar trabalhos de recolha de dados, constituição de um corpus e análise do mesmo. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ABRANTES, J.C. e DAYAN, D. (org.) (2006). Televisão: das audiências aos públicos. Lisboa: Livros Horizonte. BABO, I. (2015). Espectadores e públicos activos. Vega: Lisboa.  BABO-LANÇA, I. (2006). A configuração dos acontecimentos públicos. Coimbra: Edições Minerva. BRITES, M.J. (2017). Young people and daily life contexts of news appropriation. Cuadernos.info, 40, 123-136. doi: 10.7764/cdi.40.1059 CASTELLS, M. (2002). A era da informação: Economia, Sociedade e cultura. A sociedade em rede. Vol. 1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ESTEVES, J. P. (org.), (2002). Comunicação e Sociedade, Lisboa: Livros Horizonte. FRASER, N. (1990). Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. Social Text, 25/26, 56-80.  HABERMAS, J., Lennox, S., & Lennox, F. (1974). The Public Sphere: An Encyclopedia Article (1964). New German Critique, 3 (Autumn, 1974), 49-55. MAIGRET, E. (2015). Sociologie de la communication et des médias. Armand Colin: Paris.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios