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Disciplina Teoria da Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular é do âmbito geral da Comunicação, da área da Publicidade e Marketing
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos O conceito de Publicidade Enquadramento social, político e económico da publicidade. A Publicidade e as Ciências da Comunicação A publicidade enquanto oratória, retórica, persuasão e envolvimento na sociedade mediatizada. A Publicidade enquanto espelho da sociedade: O jogo da publicidade com os valores sociais. Mudança e transformação social no discurso publicitário. O processo de criação e produção da mensagem publicitária. O briefing A copy strategy; A mensagem publicitária: o verbal e o visual. Características da linguagem publicitária Características da imagem publicitária: a imagem da imagem e a imagem do texto. Os agentes da publicidade - a agência de publicidade: Estrutura e funções de uma agência de publicidade Empresas e serviços de produção publicitária Centrais de compra de meios Campanhas de Comunicação: Planeamento, execução e avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da lecionação da Unidade Curricular, os estudantes deverão estar aptos a: Compreender o sentido evolutivo histórico da publicidade; Distinguir as noções teóricas da afirmação do campo publicitário no contexto das Ciências da Comunicação; Identificar as noções de persuasão, sedução e criatividade como let motiv do campo publicitário; Dominar e utilizar as técnicas e instrumentos de criação da mensagem publicitária; Reconhecer e saber conceber uma campanha publicitária a partir de um briefing, segundo as demais etapas, identificando os meios adequados de difusão;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da Unidade Curricular serão utilizadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, nomeadamente: Apresentação de diapositivos de apoio em suporte electrónico; Discussão em grupo, moderado pelo professor, onde se desenvolverá a participação, interação e dinâmica de grupo;  Apresentação de Estudos de Caso
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAYNAST, Arnaud; BROCHLAND, Bernard, DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Vicente. Publicitor 360º. Lisboa: D.Quixote, 2010 FERREIRA, Ivone - Publicidade: Teorias, Métodos e Práticas (Org.). Media e Jornalismo, Nº.34 V.19 Nº.1. Lisboa: 2019. GUERREIRO, A.. Breve História dos Meios de comunicação, EdiLab: Covilhã, 2013 LOBO, González, PINO, Prieto del, Manual de Publicidad, Barcelona: ESIC, 2015 MATEUS, Samuel. Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas. LabCom Books: Covilhã, 2010. MANCHOCO Rosa, A., Semiótica, Consumo e Publicidade, MediaXXI/Formalpress: Porto, 2014 PEIXOTO, Fernando Publicidade, Sedução e Assertividade: A Comunicação de Marca, Hoje. 8º. Sopcom. p.856 RODGERS, Shelly - Advertising Theory . First Edition. London: Routladge, 2012. VERÍSSIMO, Jorge. A Publicidade e os Cânones Retóricos: da estratégia à criatividade. LabCom: Covilhã, 2021 YAKOB, Faris. Paid Attention: Innovative Advertising for a Digital World. Kogan Page: Londres, 201
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