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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular representa o primeiro contacto com a área do marketing, sendo, portanto introdutória e generalista. A disciplina pretende fornecer uma ampla perspetiva dos fundamentos de marketing, as diferentes funções do marketing, tendências e mudanças do meio envolvente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-14501
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Introdução ao estudo do Marketing: Conceitos de marketing|Evolução do conceito de marketing|Fases e Estágios de Merketing|Funções do marketing. 2- Ambiente de Marketing: Análise interna (recursos de marketing, recursos gerais); Análise externa (envolvente contextual, análise de mercado, análise da concorrência) Análise PEST e SWOT 3. Diferenciação, Segmentação ( critérios de segmentação) targeting, Personas e Posicionamento; 4. Os desafios do Marketing para o futuro: neuromarketing, responsabilidade social e práticas éticas;
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem por objetivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing, tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo global da gestão das organizações. Pretende-se desenvolver nos alunos uma gama de habilidades técnicas para melhor compreensão de: - A importância do marketing na criação de valor para as empresas; - O mercado e o ambiente externo de uma empresa para compreender a evolução das necessidades dos seus clientes ou consumidores; - Ser capaz de buscar e justificar políticas e atividades de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Promovemos na UC a colaboração entre os alunos, incentivando a discussão de ideias, os trabalhos de grupo e projetos conjuntos para estimular a aprendizagem colaborativa e a troca de conhecimentos. Utilizaremos estudos de casos nos quais os alunos podem explorar cenários realistas, tomar decisões e ver as consequências de suas escolhas. Organizaremos visitas a empresas ou atividades práticas que permitam aos alunos aplicar conceitos de marketing no contexto real, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lindon, D., Lendrevie, J. (2011). Mercator, teoria e prática do Marketing (14 ed.). LisboaPublicações D. Quixote. Kotler, P. & Kartajaya, H. & Setiwan, I. (2011). Marketing 3.0. Do produto e do consumidor até ao espírito humano . Lisboa: Actual Editora. Kotler, P., Keller, K. (2012) Administração de Marketing: 14a edição. São Paulo: Pearson Education.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não