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Apresentação
Apresentação
Considerando a disciplina de Semiótica da Publicidade essencial no Curso de Comunicação Aplicada, pela sua natureza reflexiva e crítica, os principais objetivos desta Unidade Curricular são: conhecer as principais teorias dos signos e relacioná-las com a representação dos signos visuais contemporâneos, promover a reflexão acerca do discurso e da produção de sentido, potenciar a análise da Imagem e a sua significação; dotar os estudantes de meios para diferentes tipos de análise semiótica, particularmente a nível da análise dos signos publicitários. A partir da semiótica, esta Unidade Curricular pretende promover a análise da produção publicitária e relacioná-la com o discurso pós-moderno, bem como a reflexão sobre as estratégias utilizadas pela comunicação publicitária para a compreensão das variadas camadas de influências emocionais e culturais que agem sobre o consumidor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-14506
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Semiótica Semiótica e/ou Semiologia Os limites da Semiótica 2. O Signo e a Significação Diferentes conceções de signo 2.2. Modos e modalidades do signo: índices, ícones e símbolos 2.3. Os três níveis semióticos 3. A Imagem e o texto publicitários 3.1. O legível e o visível e as relações da imagem com a palavra 3.2. A mensagem codificada dos anúncios 3.3. Estratégias criativas 4. A publicidade e a criação da imagem de marca 4.1. Semiótica da marca 4.2. O signo marca 4.3. Os objetos de marca 4.4. A marca como símbolo 4.5. Os signos da marca 4.6. Os interpretantes das marcas/símbolos 4.7. O sabor e o olfato das imagens
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre o estudante deverá ser capaz de reconhecer noções do domínio dos estudos semióticos e compreender a dimensão social da significação nas suas diferentes aplicações. Espera-se também que o estudante possa conhecer os diferentes tipos de signos, interpretar diferentes mensagens e analisar criticamente imagens e formas de comunicação publicitária, identificando e aplicando os métodos semióticos mais adequados para cada situação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em construção.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
A bibliografia de apoio será indicada ao longo das aulas. Fidalgo, A. (1999). Semiótica geral. Covilhã: Universidade da Beira Interior. Fidalgo, A. (1995). Semiótica: a lógica da comunicação. Universidade da Beira Interior. Martins, M. L. (2004). Semiótica. Universidade do Minho. Link: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/996/4/moisesmartins_Semiotica_2004.pdf Saborit, José. La imagen publicitaria en televisión. Madrid: Ediciones Cátedra. 2012. Solana, Daniel. Postpublicidad. Barcelona: Postagencia. 2010. Volli, U. Semiótica da Publicidade a criação do texto publicitário. Lisboa: Eds. 70. 2016.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não