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Disciplina Marketing Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina visa introduzir os alunos ao marketing digital, tanto de uma perspetiva teo¿rica como aplicada. Pretende-se ainda que os alunos fiquem familiarizados com as melhores pra¿ticas no domínio do marketing digital, abrangendo os diversos canais e estratégias nelas implementadas. Visa-se capacitar os estudantes para a tomada de decisão em contexto de marketing digital, em particular para a optimização e gestão de planos e orçamentos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Marketing digital a. Marketing tradicional e marketing digital  b. Definição c. Planeamento 2. Canais, Estratégias e Plataformas a. Social media marketing: Microblogging e outras Redes Sociais b. Search Engine Marketing e Search Engine Optimization c. Criação de Websites e E-Commerce d. E-mail marketing e. Mobile marketing f. Google Ads 3. Análise e Me¿tricas a. Acompanhamento e ana¿lise de resultados b. Relatório de resultados: dos objetivos aos dados c. Ferramentas de produtividade 4. O Plano de Marketing Digital
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta unidade curricular são:  - adquirir um conhecimento abrangente das técnicas de marketing digital existentes; - compreender os desafios e vantagens associados à utilização de tecnologias digitais no âmbito do Marketing;  - adaptar conhecimentos básicos de Marketing à realidade digital;  - compreender a importância da complementaridade entre estratégias de Marketing tradicionais e estratégias de Marketing apoiadas em novas tecnologias (blended marketing); - conhecer e saber utilizar as ferramentas disponíveis neste domínio; - dominar as métricas de marketing digital, o seu uso na avaliação; - compreender as estratégias utilizadas na criação de um Plano de Marketing Digital.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será conduzida através de aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning - PBL). Esta abordagem pedagógica centra-se no aluno e promove o desenvolvimento de competências através da realização de projetos práticos e interdisciplinares. Nesta unidade curricular, os estudantes serão desafiados a resolver problemas fictícios baseados em situações reais, aplicando conceitos teóricos em contextos práticos. Serão também desafiados a trabalhar competências de colaboração, autonomia e pensamento crítico. Esta metodologia incentiva a investigação, a criatividade e a tomada de decisões, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e significativa, preparando os estudantes para situações e desafios do mundo real.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adolpho, C. (2012). Os 8 P’s do Marketing digital, o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto editores. Afonso, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma. Carreira, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo. Chafey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson. Faustino, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador. Marques, V. (2014). Mkt digital 360. Coimbra: Conjuntura Actual Editora. Marques, V. (2016). Redes sociais 360. Coimbra: Conjuntura Actual Editora. Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.
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