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Disciplina Teoria das Relações Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa fornecer aos estudantes instrumentos teóricos que lhes permitam analisar e avaliar as atividades desenvolvidas pelas Relações Públicas aplicadas à gestão de uma empresa ou instituição, com vista ao entendimento mútuo com os seus públicos. Numa altura em que o papel da comunicação tem vindo a ser cada vez mais reconhecido como essencial para atingir os objetivos gerais das organizações, é importante preparar os futuros profissionais na área das Relações Públicas para a utilização, a análise e a avaliação das técnicas mais adequadas e eficientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Relações Públicas - conceito, origem e evolução 1.1 Definição epistemológica 1.2 Origem e evolução histórica 1.3 Objetivos das RP   2. A função Relações Públicas nas organizações 2.1 Função RP e seu papel nas organizações 2.2 Interação entre RP e Marketing 2.3 Interação entre RP e Publicidade 2.4 Estratégias de comunicação integradas   3. Públicos nas RP: conceitos e perspetivas teóricas 3.1 Conceito de público 3.2 Tipologias de públicos 3.3 Perspetiva situacional de Grunig e Repper   4. Modelos de atuação em Relações Públicas 4.1 Modelo agente de Imprensa 4.2 Modelo de Informação Pública 4.3 Modelo assimétrico bidirecional 4.4 Modelo simétrico bidireccional   5. Especialidades em Relações Públicas   6. Aplicabilidade estratégica das Relações Públicas 6.1 Assessoria mediática 6.2 Gestão de crise   7. Perfil de competências do profissional de RP   8. Ética e deontologia profissional em RP.
  • Objetivos

    Objetivos

    1 - Circunscrever as Relações Públicas enquanto domínio interdisciplinar; 2 - Descrever a função Relações Públicas no contexto de uma organização; 3 - Utilizar as Relações Públicas enquanto instrumento estratégico de comunicação; 4 - Utilizar eficazmente os meios de comunicação no exercício das Relações Públicas; 5 - Definir o perfil de competências do profissional de Relações Públicas; 6 - Compreender as especificidades de cada uma das especialidades das Relações Públicas. 7 - Descrever e analisar as varias perspetivas teóricas ou paradigmas das Relações Públicas no contexto de uma organização ou instituição; 8 - Avaliar e criticar os conceitos fundamentais de cada teoria/paradigma; 9 - Aplicar e avaliar os conceitos teóricos principais na análise das Relações Públicas enquanto parte da estratégia de comunicação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos pedagógicos de exposição, interrogação e ação permitem desenvolver as capacidades de análise e crítica no âmbito das Relações Públicas que se pretende atingir com esta unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cabrero, J. D. B., Cabrero, M. B. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. Porto: Porto Editora Caywood, C. L. (2012). The Handbook of Strategic Public Relations and Integrated Marketing Communications. New York: McGraw Hill Flatley, M. E.,  Lentz, P. & Rentz, K. (2015). Comunicação Empresarial (2º Ed.). Lisboa: McGraw Hill Gonçalves, G. (2010). Introdução à Teoria das Relações Públicas. Porto: Porto Editora. Gonçalves, G. (2013). Ética nas Relações Públicas. Coimbra: Minerva Gonçalves, G.,Oliveira, E. & Padamo, C. (Org.) (2015). Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Desafios da Globalização. Forte da Casa: Escolar Editora Lattimore, D., Baskins, O., Heiman, S. T. & Toth, E. L. (2012). Public Relations: the profession and the practice (4ª Ed.). New York: McGraw Hill Ramos, F. (2007). Estratégias e Protocolo para a Comunicação Corporativa. Porto: Media XXI. Theaker, A. (2004). The Public relations handbook. London: Routledge
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