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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Atelier de Marketing tem como objetivo proporcionar um espaço prático e dinâmico de experimentação e aplicação de estratégias de marketing contemporâneas, adaptadas a diferentes setores e desafios reais do mercado. A unidade curricular valoriza o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de propostas criativas, colocando os/as estudantes no centro do processo de construção estratégica e comunicacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-1754
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tendências e áreas emergentes do marketing: Marketing de Retalho Marketing de Luxo Marketing Verde e Sustentável Marketing de Exportação Marketing Turístico Marketing Cultural Marketing Interno Marketing Ético Marketing Digital e Realidade Virtual Marketing Pessoal Marketing com Propósito (H2H – Human to Human) Neuromarketing: Biometria e Neurociência Marketing da Saúde Marketing Desportivo Marketing Financeiro Marketing Político Outras tendências de marketing Criação e planeamento de campanhas de marketing: Definição de objetivos Identificação e segmentação de públicos Estratégias e posicionamento Técnicas de apresentação e pitching: Estrutura, narrativa e storytelling Comunicação visual e verbal de propostas Elaboração de relatórios e análise crítica: Documentação de processo Avaliação de impacto e resultados
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Objetivos
Objetivos
Ao concluir esta unidade curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: Compreender os novos contextos e paradigmas do marketing contemporâneo; Aplicar estratégias de marketing a projetos diferenciados, com recurso a pensamento crítico e criatividade; Desenvolver e apresentar propostas eficazes, através de metodologias centradas em pitching e storytelling; Trabalhar em equipa de forma colaborativa e construtiva, articulando visões estratégicas e operacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Adotar-se-á uma abordagem centrada na resolução de problemas (Problem-Based Learning), desafiando os/as estudantes a responder a propostas de trabalho tanto em equipa como de forma individual. As sessões decorrerão em formato de workshop, com a participação de convidados/as, orientação contínua, feedback formativo, momentos de experimentação prática e apresentações intercalares.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brito, C., & Lencastre, P. (2014). Novos horizontes do marketing. Publicações Dom Quixote. Drucker, P. F. (2006). Innovation and entrepreneurship: Practice and principles. HarperBusiness. Egan, J. (2011). Relationship marketing: Exploring relational strategies in marketing. Prentice Hall - Financial Times. Ferrell, O. C., & Hartline, M. (2021). Marketing strategy. Cengage Learning. Hisrich, R. D., Peters, M. P., & Shepherd, D. A. (2017). Entrepreneurship. McGraw-Hill Education. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. Wiley. Sá, C., & Sá, D. (2009). Marketing para desporto - Um jogo empresarial. Edições I.P.A.M. Sargeant, A. (2009). Marketing management for non-profit organizations. Oxford University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não