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Disciplina Marketing Estratégico

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Marketing Estratégico visa compreender o processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing, bem como a forma como esse processo pode ser gerido por uma organização para garantir um desempenho superior no mercado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Planeamento estratégico de marketing - Conceito de estratégia - Estratégias corporativas e estratégias competitivas 2.Análise estratégica - Análise do Macroambiente  - Análise do Microambiente - Análise do ambiente interno  3.Formulação estratégica - Análise do mercado - Definição e elaboração de objetivos - Segmentação de mercados e posicionamento  4. Plano de marketing estratégico - Definição e estrutura - Missão e Visão - Estratégias de marketing mix - Plano de manobra, ações e contingência  5. Implementação e controlo da estratégia de marketing  6. Avaliação da estratégia de marketing
  • Objetivos

    Objetivos

    No fim da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial; Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização; Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais; Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica; Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases; Construir, estruturar e implementar planos de marketing; Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Avaliação Contínua -  Projeto de grupo (Apresentação e defesa do Plano de Marketing) 70% - Diário de Bordo individual(20%) - Participação em aula (10%) Em avaliação contínua, os estudantes deverão comparecer a 70% das aulas. É estabelecida uma nota mínima de 7 nos diversos elementos de avaliação. Os estudantes que terminem com uma nota entre 8 e 9 valores podem ser considerados para exame oral. 2. Avaliação Final Os estudantes que não tenham sucesso na avaliação contínua podem realizar exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    FERREL, O. e HARTLIN, M. (2011). Marketing Strategy, Fifth Edition. South-Western: Cengage Learning KOTLER, P. e ARMSTRONG, G. (2017). Principles of Marketing, 17th edition. Prentice Hall Europe. LINDON, D.; LENDREVIE, J.; LÉVI, J.; DIONÍSIO, P. & RODRIGUES,V. (2015) Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e prática do Marketing (16a Edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote. MAÇÃES, M. (2019). Marketing Estratégico. Lisboa: Conjuntura Actual Editora MCDONALD, M., & WILSON, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them. John Wiley & Sons.
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