-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Teorias e modelos da comunicação tem como objectivos principais dar a conhecer as teorias e modelos da comunicação surgidos, principalmente, ao longo do século XX.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1652-2348
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Apresentação do programa e normas de avaliação. 2 - Introdução conceptual Caracterização genérica do processo comunicacional. Contextos, teorias e paradigmas. 3 - Comunicação de Massas Teoria Hipodérmica /Teoria das Balas Mágicas. O modelo de Lasswell e a superação da TH/TBM. 4 ? A Escola de Chicago. 5 - Teoria dos ?efeitos limitados? Os mass media como objecto de consumo. Two-step / Multi-step Flow of Communication; contexto e efeitos. 6 - Teoria funcionalista da comunicação de massa A posição estrutural-funcionalista. As funções da comunicação de massa. A hipótese dos usos e gratificações. 7 - Teoria Crítica A indústria cultural como sistema. 8 - A perspectiva dos cultural studies As origens. A atualidade. 9 - O papel dos mass media na construção da realidade A hipótese do Agenda-setting: o poder do jornalismo. Understanding Media: McLuhan 10 - A Internet e o novo status quo. Objetivos Desenvolvimento Sustentável e Comunicaçao As hegemonias, a ordem global e o imperialismo cultural
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Teorias e modelos da comunicação tem como objectivos principais dar a conhecer as teorias e modelos da comunicação surgidos, principalmente, ao longo do século XX. Através dessa aprendizagem pretende fomentar-se um espírito crítico e reflexivo, bem como de argumentação dos estudantes. Objectivos específicos: - delimitar o campo de conhecimento das ciências da comunicação e distinguir as perspetivas da Mass Communication Research, da Escola de Frankfurt, da Escola de Chicago e dos Cultural Studies ; - caraterizar os média segundo uma perspetiva crítica assente na Escola de Frankfurt; - compreender o confronto entre as hegemonias e as políticas de resistência na (in)visibilidade de grupos sociais nos media Intended learning
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao longo do semestre pretende-se recorrer a diversas metodologias: exposição teórica; análise de textos; aulas invertidas, e projecção de filmes. Isto, sem esquecer o trabalho que deverá ser produzido pelos alunos de forma crítica e positiva para o desenvolvimento da Unidade Curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barlow, David M. and (Edt.), Brett Mills (2009). Reading Media Theory: Thinkers, Approachers, Contexts . Pearson education Limited. Bennett, W. Lance and Manheim, Jarol B. (2006). "The One-Step Flow of Communication." The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science 608 (1): 213-232. Fraser, Nancy (1990). "Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy " Social Text 25/26 : 56-80. Hall, Stuart (2005). Encoding/decoding. Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies,1972?79 . Hall, Stuart, Hobson, Dorothy, Lowe, Andrew and Willis, Paul. Londres, Taylor & Francis e-Library. McLuhan, Marshall (2008). Compreender os Meios de Comunicação. Relógio d?Água. McQuail, Denis (2003). Teoria da Comunicação de Massas . Fundação Calouste Gulbenkian. Wolf, M. (2006). Teorias da Comunicação , Lisboa: Editorial Presença.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não