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Disciplina Assessoria de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    As estatísticas e os estudos mais recentes demonstram que existe uma tendência cada vez mais acentuada para que a Assessoria, de imprensa ou de comunicação, seja uma atividade transversal a todos os sectores, necessitando por isso de profissionais especializados em administrar a informação entre empresa/cliente/produto e os seus stakeholders. Preparar os estudantes, futuros comunicadores, para uma nova realidade comunicacional, cada vez mais baseada no uso das novas tecnologias e outras técnicas de comunicação, cujo principal objetivo é atingir o público-alvo ou o público em geral, cumprindo metas e programas previamente definidos e identificados, de forma coerente, organizada, credível e com eficácia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      O Enquadramento da Assessoria na Comunicação Estrutura da Comunicação Estrutura dos media: quem possui os media? Tendências dos media: Concentração dos media; jornalismo cívico/de cidadão Regulamentação, Papel da ERC, ANACOM Assessoria de imprensa e assessoria da comunicação Assessoria de imprensa Definições Papel dos Assessores, Evolução De Ivy Lee a... Framing Planos de Assessoria de imprensa Assessoria da comunicação Definições A sociedade de spin O spin doctor e a imagem Planos de assessoria de imagem (eventos) Responsabilidade social da assessoria: diversidade e inclusão Literacias necessárias: género, étnica, estatuto sócio-economico, orientação sexual, deficiência, ambiental, media, digital, mais.... Diversidade e inclusão: um desafio para os assessores Os Meios e os Recursos da Assessoria de Comunicação Elaboração dos conteudos informaticos: Press Releases, comunicados, desmentidos, anúncios.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular o aluno terá desenvolvido competências para: Identificar, descrever e analisar criticamente a atual lógica de funcionamento dos principais órgãos de Comunicação e respectivos grupos económicos, Identificar e descrever o papel dos Assessores de Imprensa e dos Gabinetes de Comunicação desde o século XIX até à atualidade. Definir os objetivos e  os meios de comunicação adequados para afirmar as mensagens a divulgar. Identificar, descrever e analisar criticamente a relação entre assessoria e responsabilidade social
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas Teóricas, apoiadas em powerpoint, bibliografia adequada, visionamento de filmes, e ainda a elaboração de trabalhos Práticos na área da assessoria, realização de debates e discussão de temas tratados pela Comunicação social e abordados pela opinião pública.   A avaliação deverá ser contínua, tendo em conta parâmetros como a assiduidade, elaboração de trabalhos práticos, análise de artigos e um teste de avaliação contínua ou, em alternativa, um Teste Global a realizar no Final do Semestre Avaliação Professora Doutora MJ Ferreira: - Trabalho 20% Apresentação 15% - Teste avaliação continua 15% Avaliação Professora Doutora Sheila Khan (a confirmar/////: A avaliação será feita mediante trabalhos realizados em grupo, cujo peso na classificação final será de 50%, subdividido da seguinte forma: 35 pontos percentuais mediante a qualidade dos trabalhos apresentados; 15% mediante o desempenho individual na execução dos trabalhos, aferido mediante a prestação nas aulas de tutoria.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN) Federação Nacional dos Jornalistas (2016) Manual de Assessoria de Comunicação, 3 edição Macquail, Denis (2012) “ A Teoria da Comunicação de Massas”. Lisboa; Fundação Gulbenkian Faustino, P. (2007), “Ética e Responsabilidade social dos media”. Lisboa: Media XXI, Fomalpress Martins, L.P. (2001), “Schiu…Está aqui um jornalista”. Lisboa: editorial Notícias Solana, Y.M. (2004), “La Comunicación Institucional”. Madrid: Editorial Fraga Lampreia, M.J. (1996) “Técnicas de Comunicação, Publicidade, Propaganda e Relações Publicas”. Editora Europa-America. Granado, A. e Malheiros, J.V. “Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos”.
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