filmeu

Disciplina Produção de Conteúdos para os Media Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Na era digital em constante evolução, desenvolver competências e adquirir conhecimentos para produzir conteúdo cativante e eficaz para os media digitais é fundamental para profissionais das áreas do Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Neste sentido, esta unidade curricular visa fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente e prática das estratégias, técnicas e ferramentas fundamentais para criar conteúdo (textual e visual) para os ambientes digitais. Serão explorados temas relacionados com design e formatos digitais, plataformas digitais, produtos textuais para formatos digitais, princípios de usabilidade e ética na produção digital e produção de conteúdos digitais acessíveis. Com uma vertente prática acentuada, ao longo da unidade curricular serão analisados vários casos e realizados exercícios para incentivar a participação, a discussão e a identificação de boas práticas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os media digitais e a comunicação contemporânea Fundamentos de produção de conteúdos para meios digitais Escrita para meios digitais Storytelling Ferramentas/ software para criação de conteúdo digital Princípios de experiência do Utilizador Gamificação: Estratégias e aplicações Ética e responsabilidade na produção de conteúdos digitais Princípios de comunicação digital acessível
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que no final da UC os estudantes sejam capazes de: Compreender os princípios dos media digitais e sua importância na comunicação contemporânea. Dominar técnicas de produção de conteúdo escrito, visual e multimédia para meios e plataformas digitais. Aprimorar capacidades de escrita criativa e persuasiva adaptadas aos diferentes formatos e públicos digitais. Aplicar os princípios básicos de design gráfico para criar conteúdo visual atrativo e impactante. Utilizar ferramentas e software de edição de imagem, vídeo e áudio para criar conteúdo digital de qualidade. Compreender e aplicar princípios de produção de conteúdos digitais acessíveis. Compreender e aplicar princípios éticos e responsáveis na produção e distribuição de conteúdo digital. Desenvolver capacidades de colaboração e de trabalho em equipa em projetos de conteúdo digital.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será conduzida através de aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning - PBL). Esta abordagem pedagógica centra-se no aluno e promove o desenvolvimento de competências através da realização de projetos práticos e interdisciplinares. Nesta unidade curricular, os estudantes serão desafiados a resolver problemas fictícios baseados em situações reais, aplicando conceitos teóricos em contextos práticos. Serão também desafiados a trabalhar competências de colaboração, autonomia e pensamento crítico. Esta metodologia incentiva a investigação, a criatividade e a tomada de decisões, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e significativa, preparando os estudantes para situações e desafios do mundo real.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cardoso, Gustavo; Espanha, Rita; Araújo, Vera (orgs.) (2009) Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede. Porto: Porto Editora Jenkins, H. (2006) Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York: New York University Press. Nielsen, J. (1999) Designing Web Usability. New Riders. Lewis, R., & Luciana, J. (2020). Digital Media Foundations: An Introduction for Artists and Designers. Abingdon: Routledge. Miller, C.H. (2014) Digital Storytelling: A Creators Guide to Interactive Storytelling, Burlington, MA: Focal Press. Ribeiro, N. M (2012). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA. Bernardo, N. (2014). Transmedia 2.0: How to Create an Entertainment Brand Using a Transmedial Approach to Storytelling, Lisboa: beActive Books.  Muanis, F. (2020). Convergências Digitais, Linguagens e Dispositivos. Curitiba: Appris.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios