filmeu

Disciplina Produção de Conteúdos para os Media Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular oferece uma abordagem prática e aplicada à produção de conteúdos para media digitais, preparando estudantes para conceber e implementar soluções criativas em contextos reais de comunicação. Ao longo do semestre serão explorados temas como branding e identidade digital, escrita para meios digitais, storytelling, fotografia e vídeo de produto, ferramentas de criação e pós-produção, comunicação acessível, ética e responsabilidade no uso de dados e inteligência artificial. Com base num projeto prático, a revitalização digital de uma marca local, os/as estudantes analisam a presença existente da marca, definem estratégias de melhoria e produzem novos conteúdos (website, redes sociais, imagem, vídeo e texto), articulando-os num ecossistema digital coerente e acessível. A metodologia centra-se em trabalho por projetos, críticas intermédias e análise de casos, incentivando a participação, a experimentação e a identificação de boas práticas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os media digitais e a comunicação contemporânea Fundamentos de produção de conteúdos para meios digitais Escrita para meios digitais Storytelling Ferramentas/ software para criação de conteúdo digital Princípios de experiência do Utilizador Gamificação: Estratégias e aplicações Ética e responsabilidade na produção de conteúdos digitais Princípios de comunicação digital acessível
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: Compreender os princípios dos media digitais e o seu papel estratégico na comunicação contemporânea. Produzir conteúdos escritos, visuais e multimédia para diferentes plataformas digitais, de forma criativa, eficaz e adaptada a diversos públicos. Aplicar técnicas de escrita criativa e persuasiva em múltiplos formatos digitais (copy, microcopy, storytelling, narrativas visuais). Integrar princípios básicos de design gráfico e identidade visual na conceção de conteúdos digitais atrativos e consistentes. Utilizar ferramentas e software de edição de imagem, vídeo e áudio, assegurando padrões de qualidade técnica e narrativa. Respeitar e aplicar princípios éticos e legais na produção, distribuição e análise de conteúdos digitais, incluindo o uso responsável de inteligência artificial. Colaborar eficazmente em equipa, gerindo projetos de conteúdos digitais. Avaliar e otimizar estratégias de comunicação digital.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular adota uma aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning – PBL), numa abordagem centrada no/a estudante e orientada para a aplicação prática de conhecimentos. Os/as estudantes são desafiados a desenvolver a revitalização digital de uma marca local, articulando conceitos teóricos com a produção efetiva de conteúdos. Esta metodologia promove a colaboração, autonomia, pensamento crítico, investigação e criatividade, estimulando a tomada de decisões fundamentadas. O processo garante uma experiência de aprendizagem ativa e significativa, preparando os/as estudantes para enfrentar os desafios profissionais da comunicação digital contemporânea.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Griffey, J. V. (2025). Digital media production for beginners. Routledge/Taylor & Francis Group. Gitner, S., & Kennedy, T. R. (2023). Multimedia storytelling for digital communicators in a multiplatform world (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group. Kuehn, S. A., & Lingwall, J. A. (2018). The basics of media writing: A strategy-based approach. SAGE | CQ Press. Lewis, R., & Luciana, J. (2020). Digital media foundations: An introduction for artists and designers. Routledge.¿ Musburger, R. B. (com Kindem, G. A.). (2009). Introduction to media production: The path to digital media production (4th ed). Focal Press. Pizzo, A., Lombardo, V., & Damiano, R. (2024). Interactive storytelling: A cross-media approach to writing, producing and editing with AI. Routledge. Vaidya, S. (2025). Think Like the Minimalist: Master the Art and Science of CreatingThought-Provoking Design. Penguin Business.        
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios