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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular os estudantes serão convidados a pensar, investigar e intervir em Comunicação para a Mudança Social a partir das diversas funções sociais da comunicação com vista à facilitação de processos de mudança desejados e concertados coletivamente pelas comunidades. Este conceito requer um entendimento amplo das funções sociais da comunicação tanto nos seus aspetos mais instrumentais, como no seu potencial transformador.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-24198
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Comunicação para a Mudança Social (CpMS) 1.1 Conceitos, abordagens teóricas e objetivos 1.2 Evolução ao longo da História 1.3 Os ODS da Agenda 2030 2. As funções sociais da Comunicação em processos de mudança 2.1 O jornalismo para o Desenvolvimento 2.2 Os média e a mudança social 2.3 A comunicação persuasiva 2.4 Comunicação e participação 3. O ativismo e a mudança social 3.1 Cidadania, participação e protesto 3.2 Características do ativismo 3.3 Diferentes tipos de ativismo na esfera pública 4. Obstáculos à mudança social 4.1 Tradições culturais e etnocentrismo 4.2 Supremacia cultural e relações de poder 5. Estratégias da CpMS 5.1 Desvio Positivo 5.2 Estratégia sistémica 5.3 Teoria da Mudança 5.4 Educação-Entretenimento 6. Intervenção em CpMS 6.1 Fases do processo de intervenção 6.2 Avaliação da mudança 6.3 Comunicação da Mudança 6.4 Inovação Social 7. As organizações da Economia Social (OES) 7.1 Funções das OES e sua resposta a necessidades de mudança 8. Perfil do profissional de CpMS
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Objetivos
Objetivos
1 – Enunciar os principais conceitos e objetivos associados à Comunicação para a Mudança Social (CpMS); 2 – Analisar criticamente a evolução histórica da CpMS; 3 – Distinguir as diferentes abordagens teóricas à CpMS; 4 – Identificar e relacionar as diferentes formas de atuação na área; 5 – Justificar a interdisciplinaridade da CpMS; 6 – Refletir criticamente sobre as funções sociais da comunicação aplicada à mudança e à transformação das sociedades; 7 – Reconhecer os obstáculos à mudança social; 8 – Conceber e implementar uma estratégia de CpMS; 9 – Reconhecer as características específicas do ativismo como forma de transformação social; 10 – Reconhecer as características específicas das organizações da Economia Social e suas formas de intervenção para a mudança; 11 – Definir o perfil de competências do profissional de CpMS.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será lecionada com recurso a: - Método expositivo – exposição de conteúdos durante as aulas com recurso a suportes multimédia e realização de palestras por peritos; - Método interrogativo – animação de discussões sobre os temas da UC; - Método ativo – exploração de conteúdos em diversos suportes (textos, audiovisuais, …), realização de estudos de caso, realização do projeto e organização de sessão de contacto direto com profissionais da área (tertúlia e networking). A avaliação terá duas componentes: a) Avaliação formativa, na qual se inscreve o projeto – 50%; b) Avaliação sumativa, na qual se inscreve uma prova escrita – 50%. A avaliação contínua só é acessível a estudantes com presença a, pelo menos, 70% das aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hemer, O. & Tufte, T. (eds.) (2005). Media & Glocal Change. B. Aires: CLACSO Macedo, L., Palazón, D., Majumdar, S. & Marques, V. (2020). From ‘Making Flowers’ to Imagining Futures: Rohingya Refugee Women Innovate a Heritage Craft. In D. Wood (Ed.), Craft is Political: Economic, Social and Technological Contexts. London: Bloomsbury. Madison, A. (2001). The world economy: A millennial perspective. Paris: OECD Pogge, T. (2002). World Poverty and Human Rights. Cambridge: Polity Polanyi, K. (2000 [1942-1974]). A grande transformação. SP: Compus Sachs, W. (Ed.) (1996). Diccionario del desarrollo. Lima: PRATEC. Scott, M. (2015). Communication about C4D: the rhetorical struggle over the history and future of C4D. In Glocal Times (22/23). Tufte, T. (2017). Communication and Social Change. Cambridge: Polity
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não