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Apresentação
Apresentação
A disciplina de marketing Operacional tem grande pertinência na licenciatura em Comunicação Aplicada em virtude de ser uma área de conhecimento fundamental para o futuro responsável de comunicação e marketing. Saber compreender o consumidor, ganhar competências na definição do produto ou serviço, preço, locais onde comercializar e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio em qualquer setor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-7047
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Introdução ao Marketing Operacional 1.1 - Conceito de marketing 1.2 - O marketing estratégico e o marketing operacional 1.3 - Os componentes do marketing mix 2 - Política de Produto (bem, serviço ou ideia) 2.1 - Características intrinsecas do produto 2.2 - Os serviços associados ao produto 2.3 - Inovação e Desenvolvimento de novos produtos. 3 - Política de Preço 3.1 - Factores influenciadores na colocação do preço 3.2 - Estratégias de preço 3.3 - Critérios de fixação do preço 4 - Política de Distribuição 4.1 - Caracterização dos Canais de Distribuição 4.2 - Desenho e Desenvolvimento dos Canais de Distribuição 4.3 - Gestão dos canais e Merchandising 5 - Política de Comunicação 5-1 - O mix da comunicação: Publicidade, Promoções, Relações Públicas, Força de Vendas, Marketing Directo, patrocínio e mecenato. 5-2 - A estratégia integrada de comunicação 5.3 - Influência do marketing digital na política de comunicação
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Objetivos
Objetivos
Fornecer as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do pensamento analítico, estimulando o pensamento criativo para a aplicação do Marketing Operacional. Aplicar os conhecimentos e técnicas ministradas, com a realização de estudos de caso em contexto real, de forma a estimular a compreensão do papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. Perceber como se implementam, desenvolvem e gerem os componetes do marketing mix.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas sessões teórico-práticas. Os alunos desenvolverão estudos de casos em aula com posterior apresentação. Há ainda a previsão de elaboração de um trabalho final para aprofundar conhecimentos específicos com submissão a um concurso nacional de empreendedorismo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18a ed). Lisboa. Dom Quixote. Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., (2021). Marketing 5.0 : tecnologia para a humanidade. Lisboa. Actual Kotler, P. Armstrong, G. (2013). Principles of Marketing , 15th Edition, Pearson Education International.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não