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Disciplina Processos Criativos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar e envolver-se nas diferentes etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção/ geração de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A criatividade, conceitos e valor; 2. Potencial criativo individual; 3. Criatividade e inovação; 4. O processo criativo; 5. Inibidores e facilitadores do processo criativo; 6. Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun; Mel Rhodes, Walt Disney 7. Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, seis chapéus, entre outras; 8. Aplicação das etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial; 2. Relacionar criatividade e inovação; 3. Dominar o conceito de e o processo criativo; 4. Identificar os inibidores e facilitadores do processo criativo; 5. Compreender as etapas do processo criativo definidas por autores distintos; 6. Perceber e saber utilizar diferentes técnicas de produção/geração de ideias; 7. Colocar os conhecimentos apreendidos ao serviço de projetos de comunicação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios para explorar e potenciar a criatividade e será efectuado o acompanhamento dos projetos junto dos alunos. A avaliação terá em conta os seguintes parâmetros: 1. Projeto Prático 1 (grupo): 40%; 2. Projeto Prático 2 (grupo): 20%; 3. Frequência: 30%; 4. Participação em aula: 10%. Os grupos (compostos por 3 a 4 elementos) têm que manter-se durante o semestre. A avaliação individual terá em conta a participação em sala, o empenho, a assiduidade e a pontualidade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bono, E. (2015). Lateral Thinking: Creativity Step by Step. Harper Colophon. Durão, V. (2012). Não Faço Ideia, Como Fazer a Diferença no Mundo da Comunicação. Principia. Fabun, D. (1969). You and Creativity. Allyn & Bacon. Kelley, T., & Kelley, D. (2013). Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All. Crown Business. Lehrer, J. (2012). Imagine. Lua de Papel. Michalko, M. (2011). Creative Thinkering: Putting Your Imagination to Work. New World Library. Tschimmel, K. (2011). Processos Criativos: A emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. ESAD. Vogel, T. (2014). Breakthrough Thinking: A Guide to Creative Thinking and Idea Generation. HOW Books. Wallas, G. (2014). The Art of Thought. Solis Press. Young, J. (2009). A Technique for Producing Ideas. Waking Lion Press.  
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