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Apresentação
Apresentação
Esta UC proporciona aos estudantes uma visão geral sobre as várias dimensões e o papel fulcral da comunicação nas organizações
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-8629
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Comunicação Organizacional " 2. Teorias clássicas da comunicação organizacional 3. A Escola das Relações Humanas 3. Comunicação e Comportamento organizacional: processos individuais e processos grupais 4. Comunicação, Liderança e modelos de tomada de decisão 5. Poder, Conflito e Negociação nas Organizações 6. A Comunicação na Motivação e a Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade 7. Comunicação, Inovação e mudança organizacional 8. Identidade Organizacional e Diversidade 9. Ética da Comunicação Organizacional 10. Comunicação entre as partes interessadas internas 11. Teorias modernas da comunicação organizacional 12. Recrutamento, socialização e desvinculação
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Objetivos
Objetivos
No final das aulas, os estudantes deverão estar aptos a: - Conhecer as teorias clássicas assim como as novas teorias que compõem a Comunicação Organizacional; - Reconhecer a complexidade da comunicação nas organizações: Entender como a comunicação influencia e é influenciada pelo ambiente externo da empresa; - Identificar os fatores básicos da comunicação organizacional e compreender os elementos essenciais que compõem os processos de comunicação dentro das organizações. - Distinguir o papel da comunicação no sucesso organizacional e compreender como a comunicação contribui para o alcance dos objetivos organizacionais. - Aprender a diagnosticar e propor soluções para problemas de comunicação em contextos organizacionais específicos. - Adquirir habilidades para planear e implementar estratégias de comunicação que promovam um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Inclusão de vídeos didáticos que permitam que os discentes complementem a componente teórica com uma perspetiva prática da aplicabilidade desses, bem como a inclusão da gamificação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dubois, F., Dubois, M. (2000) Introdução à Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Instituto Ferreira, J.M.C., Neves, J. e Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill. Marques, A. P., Estanque, E., Silva, E. J. e Festi, R. C.. (2022). Trabalho e nomadismo digital: práticas, sentidos e regulações. Uma introdução. Revista Crítica de Ciências Sociais (129):77?84
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não