-
Apresentação
Apresentação
Estudo histórico e análise crítica do desenvolvimento dos meios de comunicação social no Ociente até ao presente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-1405
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos de comunicação e de medium. As origens da comunicação. O Iluminismo e a Idade Moderna. As academias e as sociedades científicas. O triunfo da Razão. A enciclopédia. O mecenato científico. Da Vinci. Séculos XIX e inícios de XX: o jornalismo para as massas. A Fotografia. De Niepce à comunicação publicitária. Conceitos de imagem. O cinema e os irmãos Lumière. O filme como documentário. A Banda Desenhada e o Cartoon. O Cartaz: a arte e a propaganda. As comunicações à distância. A televisão. História e sistemas. Do telefone ao telemóvel, entre a informação e o marketing. A Internet (da técnica, à implicação social, política e económica)
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de História dos Meios de Comunicação tem como objetivos primordiais apresentar os mais significativos meios de comunicação, as suas utilizações profissionais e a forma como se foram enquadrando na nossa sociedade ao longo dos tempos. Pretende-se promover o espírito crítico, bem como capacidades de investigação e de argumentação dos alunos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas apoiadas no visionamento de filmes na íntegras (curtas, médias e longas metragens) e na respetiva análise coletiva em aula. A dinâmica das aulas é assente na experiência das narrativas cinematográficas em sala de projeção e o processo pedagógico assenta no exercício dialógico com os estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Briggs, A. and P. Burke (2005). A Social History of the Media: from Gutenberg to the Internet. Cambridge e Malden: MA, Polity Press. Cardoso, G. (2003). Internet. Lisboa: Quimera. Curran, J. and J. Seaton (2003). Power Without Responsability: the Press, Broadcasting, and New Media in Britan. Londres e Nova Iorque: Routledge. Jeanneney, J.-N. (2003). Uma História da Comunicação Social. Lisboa, Terramar. Levinson, Paul (1998). A Arma Suave. Lisboa: Editora Bizancio. Quintero, Alejandro Pizarroso (1996). História da Imprensa: Lisboa, Planeta Editora. Winston, B. (1998). Media Technology & Society: a History. Oxon e Nova Iorque: Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não