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Disciplina Design de Produtos Multimédia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende introduzir aos alunos conceitos e práticas de design de produtos multimédia, explorando conceitos fundamentais de Interação Humano-Computador (HCI) Design Centrado no Humano (HCD) e Design de Comunicação nos meios digitais.  Os estudantes irão explorar metodologias de design centrado no humano, técnicas de prototipagem e avaliação, bem como princípios de design visual, interação e navegação em ambientes digitais. Além disso, a unidade curricular permitirá refletir criticamente sobre o impacto do design multimédia na comunicação contemporânea, investigando o seu potencial como ferramenta de mudança e inovação em diferentes contextos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Design multimédia Paradigmas de interação - perspectiva histórica Design fiction, critico e especulativo. Interação Humano Computador (HCI) Metodologias de Desenho Centrado no Humano (HCD) Técnicas de análise de utilizadores, Personas e Cenários Técnicas de Prototipagem Técnicas de Avaliação (utilizadores e peritos) Design de Interfaces e Experiência do Utilizador (UI & UX)  Design Visual Princípios de design de interação e navegação. Acessibilidade e usabilidade em produtos multimédia  Inteligência Artificial e Experiência (XAI) na produção e consumo de produtos multimédia
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver as seguintes competências: Compreender o design multimédia e as suas aplicações, conhecer os paradigmas de interação num perspectiva histórica; Explorar metodologias de DesignCentrado no Humano (HCD), incluindo técnicas de análise de utilizadores, criação de personas e desenvolvimento de cenários. Aplicar técnicas de prototipagem e avaliação (com utilizadores e peritos) para validar a usabilidade e acessibilidade das soluções multimédia. Desenvolver uma compreensão aprofundada sobre interfaces digitais, explorando conceitos de design visual, interação e navegação. Integrar e avaliar o impacto da inteligência artificial na produção de conteúdos multimédia, explorando a sua influência na criação, interação e comunicação digital. Analisar criticamente o papel do design multimédia na comunicação contemporânea, refletindo sobre seu potencial como ferramenta de mudança social e inovação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular são apresentados problemas de design cuja resolução implica uma participação ativa dos estudantes na procura de soluções suportados pela componente teórica e pelo acompanhameto semanal do docente. Combina-se uma metodologia de project-oriented learning e aprendizado ativo num processo iterativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dunne, A., & Raby, F. (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social Dreaming. The MIT Press. Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc. Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces . (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O¿Reilly Media, Inc. Dix, A., Finlay, J., Abowd, G. D., & Beale, R. (2004). Human¿Computer Interaction (Third Edit). Pearson. Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (Fourth). John Wiley & Sons, Ltd. Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design.O¿Reilly Media, Inc . Wong, R. Y., & Khovanskaya, V. (2018). Speculative Design in HCI: From Corporate Imaginations to Critical Orientations. 2, 175?202. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73374-6_10
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