-
Apresentação
Apresentação
É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-6268
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Considerações sobre arte contemporânea. O artista, o sistema da arte contemporânea e os seus agentes e espaços. Temas e temáticas contemporâneas. A arte pela arte, a arte política, a crítica institucional, arte ocidental e arte não ocidental, o quotidiano na arte contemporânea, ready-made, objet trouvé e a apropriação. Pintura. Pintura figurativa, abstrata, pintura site-specific e pintura em campo expandido. Escultura, escultura site-specific e escultura em campo expandido. Práticas fotográficas. A fotografia documental, a fotografia abstrata, a fotografia em campo expandido, a relação da fotografia com pintura, com escultura e com a performance. As artes performativas Performance art, Happening e Body Art, A relação da performance art com as artes performativas (teatro, dança, música), a poesia, o cinema e as artes plásticas. Vídeo arte e Vídeo Performance. Entre a criação e a documentação.
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas, b) conhecer o campo de actuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, e, finalmente conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arthur C. Danto (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press. Benjamin H. D. Buchloh (2000) - Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge/Londres, The Mit Press. Charles Baudelaire (1860) - Le Peintre da la Vie Moderne (trad. portuguesa O Pintor da Vida Moderna, edição de Maria Teresa Cruz, Lisboa, Vega. Clement Greenberg (1961) - Arte y Cultura. Ensayos Criticos (or. Art and Culture. Critical Essays) Barcelona, G. Gili, 1979. Diana Domingues (org.) - A Arte no Século XXI: A Humanização das Tecnologias, São Paulo, Unesp, 1997. Frank Popper (1993) - Art of the Electronic Age, Londres, Thames and Hudson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não