-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objectivos: 1-Proporcionar uma visão dos diferentes modos de interpretação em cinema e televisão ao longo da história. 2-Veicular distintas metodologias de direcção de actores na sua relação com a imagem audiovisual 3-Explorar a relação entre o realizador e o actor no casting, nos ensaios e na rodagem. 4-Aprofundar a capacidade de dirigir actores através de jogos, exercícios e ensaios.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP728-7288
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos O trabalho do ator de teatro, de cinema e de televisão. A criação da personagem: caraterísticas, backstory, pesquisa. O estudo da cena: objectivos, acção, diálogo, subtexto, tempo e ritmo. A composição da cena: o movimento e a mise-en-scéne. O trabalho com actores não profissionais e crianças. Casting e técnicas de audições. Leituras, jogos e ensaios. O formalismo de Meyerhold e a tipagem de Eisenstein. O naturalismo de Griffith e o realismo de Renoir. Os modelos de Robert Bresson.Stanislavki e a memória afectiva. O Actors Studio e o Método.John Cassavetes e a improvisação.
-
Objetivos
Objetivos
No fim desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: -Compreender e pôr em prática as várias etapas do processo de direcção de actores -Utilizar diferentes técnicas e metodologias de direcção de actores para audiovisual -Identificar e compreender as distintas abordagens ao actor ao longo da história do cinema
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm carácter teórico-prático, sendo a exposição dos conteúdos programáticos feita oralmente pelo docente com recurso ocasional à projeção de elementos audiovisuais complementares e debate com os estudantes. São realizados diversos exercícios práticos para consolidação dos conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adler, Stella - The Technique of Acting, Bantam, 1990. Gil, Inês -A Sombra do Caçador: do Storyboard à Direcção de Actores, Lisboa, Edições Lusófona, 2002. Nacache, Jacqueline - O Actor de Cinema. Lisboa. Edições Texto & Grafi, 2012. Naremore, James- Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press, 1988. Pudovkin, Vsevolod I. - Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited, 1930. Sena, Assumpta - O Trabalho do Actor de Cinema, Edição Cine-Clube de Avanca, 2001. Rabiger, Michael - Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press, 2003. Weston, Judith - Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions, 1999.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não