-
Apresentação
Apresentação
A UC de Tipografia tem como objetivo principal dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam fazer escolhas e aplicações, de forma autónoma e consciente, dos diversos recursos tipográficos que atualmente à disposição de qualquer designer de comunicação para o desenvolvimento de projetos de design gráfico e editorial. Isto faz-se através da conciliação entre a aprendizagem da história da tipografia, dos termos e conceitos inerentes à disciplina e do desempenho de projetos práticos de design orientados para o estudo tipográfico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-11515
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. História da tipografia 1.1. Da arte rupestre ao advento da Imprensa 1.2. Da mão à máquina: das heranças do Oriente até à criação da Linotype 1.3. Século XX: a letra acompanha a(s) História(s) 1.4. Revolução Digital: a tipografia no século XXI 2. Letra 2.1. Anatomia tipográfica 2.2. Classificação tipográfica (VoxATypI e outros sistemas) 2.3. Design de letras 2.4. Aplicação e conjugação de fontes tipográficas 3. Texto 3.1. Terminologia específica no tratamento e edição de texto 3.2. Análise e construção de layouts
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Tipografia tem como objetivos específicos instruir os alunos sobre o background histórico desta disciplina; da existência e distinção entre diversas famílias e fontes tipográficas; do conhecimento da anatomia das letras; do domínio da terminologia específica inerente; assim como de noções de grelhas de composição e criação de hierarquias visuais. Esta base teórica irá muni-los das competências/recursos essenciais para que possam fazer opções ao nível da tipografia de forma ponderada e implementá-las na criação de cartazes, folhetos e pequenas publicações, livros e outros projetos de natureza gráfica e editorial (impressa ou digital), adequando essas escolhas à natureza de cada projeto a desenvolver. Procurar-se-á também estimular e enriquecer a sua cultura visual e aprofundar o valor simbólico e metafórico que está associado a qualquer decisão tipográfica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Está prevista a realização de pelo menos uma visita de estudo (em anos passados visitou-se o Museu da Imprensa do Porto que atualmente se encontra fechado, equacionando-se outro local possível) e/ou uma aula aberta com um convidado que seja designer de tipos de letra ou cuja obra gráfica apresente uma dimensão tipográfica relevante. Adicionalmente estão previstos jogos didáticos onde os alunos têm de identificar fontes tipográficas a partir da análise da anatomia das letras e identificar marcas famosas a partir de uma ou duas letras presentes no logótipo, evidenciado o papel indissociável entre a tipografia pode desempenhar no branding.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, Sean; Dawson, Peter; Foster, John; Seddon, Tony – Graphic Design Rules: 365 Essential Design Dos & Don’ts. Londres: Francis Lincoln Limited Publishers, 2012. Barbosa, Conceição – Manual Prático de Produção Gráfica. Parede: Principia, 2009. Caldwell, Cath; Zappaterra, Yoland – Editorial Design: Digital and Print. Londres: Lawrence King Publishing, 2014. Coles, Stephen – The Anatomy of Type. Nova Iorque: Harper, 2012. Gautier, Damien & Claire – Design, Typography, etc. Salenstein: Niggli Verlag, 2017. Haslam, Andrew – Book Design. London: Laurence King Publishing, 2006. Hyndman, Sarah – Why Fonts Matter. Londres: Virgin Books, 2016. Lupton, Ellen – Thinking with Type (3rd edition). Princeton: Princeton Architectural Press, 2024. White, Alex W. – The Elements of Graphic Design: Space, Unity, Page Architecture and Type. Londres: Allworth, 2022. White, Alex W. – Advertising Design and Typography. Londres: Allworth, 2015.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não