filmeu

Disciplina Design de Comunicação em Medias Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender a interface enquanto mediadora da comunicação e a sua componente emocional que molda a forma como nos relacionamos com ela e através dela. Aprofundar conhecimento no desenho interfaces para media digitais. Identificar e aplicar diferentes abordagens ao design de interfaces atual e as diferentes dimensões que esta pode ter, assim como padrões e princípios de design. Desenvolver a capacidade de criar documentos de design detalhado de interfaces com o objetivo de serem entregues a equipas de desenvolvimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Design emocional II. As dimensões da Interface: Design visual, Design da arquitetura da informação, Design de interação. III. Padrões e Princípios de design IV. Sistemas de design V. Design responsivo
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão e desenvolvimento da componente emocional da interface. Conhecimento das especificidades do design para media digitais nas suas diferentes dimensões Desenho de interfaces responsivas Documentação do design de interfaces através de sistemas de design.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular são apresentados problemas de design cuja resolução implica uma participação ativa dos estudantes na procura de soluções, sustentada por uma componente teórica e pelo acompanhamento semanal do docente. Adota-se uma metodologia baseada em project-oriented learning, aliada a estratégias de aprendizagem ativa, num processo iterativo que valoriza a experimentação, a análise crítica e a construção progressiva de conhecimento.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Crumlish, C., & Malone, E. (2009). Designing Social Interfaces. (M. Treseler, Ed.). Sebastopol, CA: O'Reilly Media, Inc. Hoober, S., & Berkman, E. (2012). Designing Mobile Interfaces (Second.). O¿Reilly Media, Inc. Kholmatova, A. (2017). Design Systems. Annals of the CIRP (Vol. 46). Smashing Magazine. Moggridge, B., & Atkinson, B. (2007). Designing interactions. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Nahai, N. (2012). Webs Of Influence: The psychology of online persuasion (First.). Pearson. Neil, T. (2014). Mobile Design Pattern Gallery: UI Patterns for Smartphone Apps (Second.). O¿Reilly Media, Inc. Norman, D. (2004). Emotional Design. New York: Basic Books New York. Saffer, D. (2013). Microinteractions. (M. Treseler, Ed.) (First Edit.). O¿Reilly Media, Inc. Tidwell, J. (2006). Designing Interfaces - Patterns for Effective Interaction Design. O'Reilly Media, Inc . Walter, A. (2011). Designing for emotion. (K. Stevens, Ed.). New York, NY: Jeffrey Zeldman.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios