-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa um conhecimento alargado sobre a História da Arte, entendendo-a enquanto um campo fundamental à nossa constituição cultural e social. Entende-se que os artefactos e as obras de arte são patrimónios, testemunhos da evolução da civilização humana e constitutivos da sociedade contemporânea. Incluem-se as civilizações orientais, evitando a circunscrição ao ocidente. Parte também da premissa de que compreender o atual campo artístico requer um saber sobre o que o antecedeu. Como tal, é trabalhada a produção artística do passado, sublinhando-se alguns movimentos artísticos tais como o Renascimento e as vanguardas modernistas, após os quais se explora a arte contemporânea, na qual já se inscrevem as tecnologias digitais. É destacada a Bauhaus, escola fundamental no progresso artístico e central no campo do Design, relacionando-se com o Design da Comunicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-1785
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Introdução à História da Arte. - Pré-História e Antiguidade. - A História da Arte enquanto construção Ocidental. - Civilizações e Culturas do Oriente. 2 - O Homem e a Arte. - Época Medieval. - Da Grécia à Roma antigas. - Renascimento. - Impressionismo, Neo e Pós. 3- O Modernismo. - Um novo mundo da Arte na Europa. - Depois das Vanguardas. - A Bauhaus. 4- Arte Contemporânea. - Os EUA e o Realismo Americano. - Do Expressionismo Abstrato à Pop Art. - O Minimalismo e a Arte Conceptual. - O corpo como meio. Happenings e performances. - Arte Digital, os Novos Media.
-
Objetivos
Objetivos
A UC tem como objetivo capacitar os estudantes para identificarem os vários momentos e movimentos histórico-artísticos, e reconhecerem a importância dos respetivos espólios e patrimónios. Desenvolve-se o conhecimento sobre o percurso e o desenvolvimento da arte ao longo tempo, com um enquadramento temporal, cultural e social. Será igualmente instigado o reconhecimento e a sensibilização para o valor constitutivo e fundacional que detém toda a herança histórico-artística. A partir daqui a UC visa contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e dos testemunhos que constituem a disciplina da História da Arte, para a solidificação do pensamento relativo às práticas artísticas do passado e do presente, com vista no futuro.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC tem como metodologia principal a exposição da teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso. Reconhecendo que as artes são necessariamente apreendidas por meio de imagens, são utilizados conteúdos e materiais visuais. Incluem-se vídeos, nomeadamente sobre artistas e exposições.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Belting, H. (2009). Contemporary Art as Global Art. A Critical Estimate. In. Belting, H.; Buddensieg, A. (eds.) The Global Art World, Ostfildern. Bibliografia Barral i Altet , X. (1947). História de Arte. Arte & Comunicação. Gombrich, E. H. (1950). A história da arte
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não