filmeu

Disciplina História da Arte

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa um conhecimento alargado sobre a História da Arte, entendendo-a enquanto um campo fundamental à nossa constituição cultural e social. Entende-se que os artefactos e as obras de arte são patrimónios, testemunhos da evolução da civilização humana e constitutivos da sociedade contemporânea. Incluem-se as civilizações orientais, evitando a circunscrição ao ocidente.    Parte também da premissa de que compreender o atual campo artístico requer um saber sobre o que o antecedeu. Como tal, é trabalhada a produção artística do passado, sublinhando-se alguns movimentos artísticos tais como o Renascimento e as vanguardas modernistas, após os quais se explora a arte contemporânea, na qual já se inscrevem as tecnologias digitais.     É destacada a Bauhaus, escola fundamental no progresso artístico e central no campo do Design, relacionando-se com o Design da Comunicação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Introdução à História da Arte.  - Pré-História e Antiguidade.  - A História da Arte enquanto construção Ocidental.  - Civilizações e Culturas do Oriente.    2 - O Homem e a Arte. - Época Medieval.  - Da Grécia à Roma antigas.  - Renascimento. - Impressionismo, Neo e Pós.    3- O Modernismo.  - Um novo mundo da Arte na Europa. - Depois das Vanguardas.  - A Bauhaus.    4- Arte Contemporânea.  - Os EUA e o Realismo Americano. - Do Expressionismo Abstrato à Pop Art. - O Minimalismo e a Arte Conceptual. - O corpo como meio. Happenings e performances. - Arte Digital, os Novos Media.
  • Objetivos

    Objetivos

         A UC tem como objetivo capacitar os estudantes para identificarem os vários momentos e movimentos histórico-artísticos, e reconhecerem a importância dos respetivos espólios e patrimónios.    Desenvolve-se o conhecimento sobre o percurso e o desenvolvimento da arte ao longo tempo, com um enquadramento temporal, cultural e social.   Será igualmente instigado o reconhecimento e a sensibilização para o valor constitutivo e fundacional que detém toda a herança histórico-artística.     A partir daqui a UC visa contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e dos testemunhos que constituem a disciplina da História da Arte, para a solidificação do pensamento relativo às práticas artísticas do passado e do presente, com vista no futuro.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC tem como metodologia principal a exposição da teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso. Reconhecendo que as artes são necessariamente apreendidas por meio de imagens, são utilizados conteúdos e materiais visuais. Incluem-se vídeos, nomeadamente sobre artistas e exposições.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Belting, H. (2009). Contemporary Art as Global Art. A Critical Estimate. In. Belting, H.; Buddensieg, A. (eds.) The Global Art World, Ostfildern. Bibliografia Barral i Altet , X. (1947). História de Arte. Arte & Comunicação. Gombrich, E. H. (1950). A história da arte
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios