-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular “Narrativas Tridimensionais”, desenvolve-se no contexto da descoberta e da exploração de grupos de objetos bidimensionais e tridimensionais, que se relacionam em dinâmicas combinatoriais, através do número de modos possíveis em que podem ser dispostos ou combinados, através das múltiplas configurações possíveis, por vezes até aleatórias. Objetos que se relacionam numa perspetiva de sincronia, quando estão sincronizados no momento, ou em diacronia, estando sincronizados numa perspetiva cronológica. Entendemo-los em relação ao seu estar em relação com outros objetos. Um mundo de objetos que não se divide em entidades isoladas, que se define por relações. Objetos que não têm uma realidade autónoma, existem em função de, em relação a, e na perspetiva de alguma coisa. Um mundo de objetos bidimensionais e tridimensionais repleto de correlações com significado e sem significado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-25393
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos de Bidimensionalidade e de Tridimensionalidade. - Semelhança e Proximidade. Ação e Inação. - Polaridade, Valência e Tensão. Contraexemplos. - Propriedades Emergentes, Interação e Junção. Memes. - Características socialmente construídas. Normas, comportamentos e papéis associados. - Conteúdo Plausível e Princípio de Causalidade. Padrões Antecipatórios.
-
Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular “Narrativas Tridimensionais”, objetiva práticas de reflexão sobre objetos bidimensionais e tridimensionais do quotidiano, objectivando a compreensão de sinais e dos objetos que caracterizam a nossa sociedade, e a forma como ela se exprime e se traduz através destes objetos do ponto de vista do seu "design". Apresenta uma metodologia que se desenvolve ao longo de 5 fases, que objectiva que os alunos alcancem uma progressiva compreensão do fenómeno do "objeto", que questiona diferentes âmbitos de relação e interação entre objetos bidimensionais e tridimensionais, numa perspetiva do objecto que comunica, e se comunica, num progressivo aumento de "complexidade adicional".
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No contexto de metodologias inovadoras, esta unidade curricular, objetiva recuperar o gesto e o fazer em sala de aula, numa dimensão prática que recupera a dimensão física do output dos exercícios e dos temas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Flusser, V. (2013). Shape of Things: A Philosophy of Design. United Kingdom: Reaktion Books.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim