filmeu

Disciplina Narrativas Tridimensionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular “Narrativas Tridimensionais”, desenvolve-se no contexto da descoberta e da exploração de grupos de objetos bidimensionais e tridimensionais, que se relacionam em dinâmicas combinatoriais, através do número de modos possíveis em que podem ser dispostos ou combinados, através das múltiplas configurações possíveis, por vezes até aleatórias. Objetos que se relacionam numa perspetiva de sincronia, quando estão sincronizados no momento, ou em diacronia, estando sincronizados numa perspetiva cronológica. Entendemo-los em relação ao seu estar em relação com outros objetos. Um mundo de objetos que não se divide em entidades isoladas, que se define por relações. Objetos que não têm uma realidade autónoma, existem em função de, em relação a, e na perspetiva de alguma coisa. Um mundo de objetos bidimensionais e tridimensionais repleto de correlações com significado e sem significado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Conceitos de Bidimensionalidade e de Tridimensionalidade. - Semelhança e Proximidade. Ação e Inação. - Polaridade, Valência e Tensão. Contraexemplos. - Propriedades Emergentes, Interação e Junção. Memes.  - Características socialmente construídas. Normas, comportamentos e papéis associados.  - Conteúdo Plausível e Princípio de Causalidade. Padrões Antecipatórios.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular “Narrativas Tridimensionais”, objetiva práticas de reflexão sobre objetos bidimensionais e tridimensionais do quotidiano, objectivando a compreensão de sinais e dos objetos que caracterizam a nossa sociedade, e a forma como ela se exprime e se traduz através destes objetos do ponto de vista do seu "design".  Apresenta uma metodologia que se desenvolve ao longo de 5 fases, que objectiva que os alunos alcancem uma progressiva compreensão do fenómeno do "objeto", que questiona diferentes âmbitos de relação e interação entre objetos bidimensionais e tridimensionais, numa perspetiva do objecto que comunica, e se comunica, num progressivo aumento de "complexidade adicional".
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No contexto de metodologias inovadoras, esta unidade curricular, objetiva recuperar o gesto e o fazer em sala de aula, numa dimensão prática que recupera a dimensão física do output dos exercícios e dos temas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Flusser, V. (2013). Shape of Things: A Philosophy of Design. United Kingdom: Reaktion Books.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios