filmeu

Disciplina Linguagem do Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular “Linguagem Designatográfica”, desenvolve-se no contexto da imagem e das imagens, entendidas como “Cenas” e “Sequências”, em associação lógicas entre planos no contexto de uma continuidade dramática. Imagens e sequências que agrupam factos, gestos, e acontecimentos, através de lugares e tempos, em enquadramentos dinâmicos. Enquadramentos que delimitam e determinam o equilíbrio e uma organização plástica das imagens. Enquadramentos numa perspetiva de inclusão de tudo o que está presente numa imagem, ou no conjunto de imagens: cenários, personagens, adereços, e ações. Imagem e sequências de imagens, entendidas no contexto de uma “performance”, que remetem para o ponto de vista do narrador, através de uma montagem particular, e para o ponto de vista do espectador observador, através da sua experiência. Por fim, imagem e imagens, entendidas no contexto de uma linguagem do design.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - As partes de um grupo de imagens: Cena e Sequência. - Plano e Escala de Planos. - A Imagem: Eixo e Enquadramento. - Continuidade: Campo, Fora de Campo, e Contracampo. - Raccord: Estabilização, Continuidade, e Ligação. - Profundidade de Campo: Geometria, e Percepção.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular “Linguagem Designatográfica”, objetiva práticas de compreensão, construção e desenvolvimento de narrativas no contexto da imagem e das imagens como sequência “fílmica”, suportadas num conjunto de elementos técnicos organizativos, que estabilizam, dão continuidade, e ligam as narrativas. Práticas de desenvolvimento de processos de “planeamento fotográfico”, enquadrados em projetos de comunicação para empresas e organizações. Em sequência, práticas que privilegiem a noção e as vantagens de “processo” e de planificação. Objetiva por fim, práticas de desenvolvimento de uma linguagem designatográfica, apoiada numa relação teórico e prática no contexto do universo das empresas e das organizações que atuam no âmbito das ações do design sobre a realidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No contexto de metodologias inovadoras, esta unidade curricular, objetiva recuperar o gesto e o fazer em sala de aula, numa dimensão prática que recupera a dimensão física do output dos exercícios e dos temas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Grilo, J. M. (2007). As lições do cinema: manual de filmologia. Portugal: Edições Colibri. Martin, M. (2011). A linguagem cinematográfica. Belgium: Brasiliense. Shaw, S. (2017). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation.  Routledge.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios