-
Apresentação
Apresentação
Capacidade de planear e estruturar as diferentes fases de um projeto. Estabelecer métodos regulares de investigação que permitam ampliar os conhecimentos do aluno e otimizar o seu processo de trabalho. Estruturação de elementos visuais e textos através de grelhas. Organização de informação através da realização de infográficos: estabelecer hierarquias visuais através da utilização de tipografia; utilizar e combinar diferentes elementos gráficos na realização de infográficos; transformar informação complexa num infográfico funcional e atrativo. Avaliar a eficácia da visualização de informação. Capacidade de apresentação e argumentação de ideias e opções num projeto. Desenvolver competências de análise crítica em relação ao próprio trabalho e ao trabalho dos seus pares.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-3169
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Caracterização das diferentes fases essenciais para o desenvolvimento de um projeto de design; consciência da necessidade do domínio técnico para responder às exigências de cada projeto. Investigação como um processo contínuo de enriquecimento individual. Utilização de grelhas modulares e alternativas como base de um projeto de design. Infografia e design de informação: Gráficos, mapas e diagramas. Como transformar informação complexa num infográfico funcional e atrativo. Design editorial partindo da construção de grelhas modulares.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno: Aplique a metodologia projetual como uma ferramenta importante para a correta concretização do trabalho. Utilize e combine diferentes elementos gráficos para organizar informação simples ou complexa de forma perceptível e atrativa. Utilize grelhas como base de construção de um projeto gráfico. Utilize os instrumentos mais adequados para uma resposta assertiva aos projetos de design, construindo conceitos sólidos e bem fundamentados Desenvolva a sua capacidade crítica e argumentativa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audiovisuais. Serão fornecidos aos alunos vários exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito das temáticas lecionadas, bem como, bibliografia adequada. Serão apresentados aos alunos exercícios práticos no âmbito dos conteúdos ministrados. Avaliação Contínua, terá em conta os seguintes elementos: _ Exercícios na sequência de cada conteúdo programático. _ Projetos práticos simulando a realidade do mercado (com apresentação oral em aula) Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas (à exceção de alunos com o estatuto de trabalhador estudante e estudantes militares) implica a reprovação à UC. Atendendo ao carácter desta Unidade Curricular, é obrigatório o acompanhamento em Avaliação Contínua. Se o aluno faltar a mais de 30% das aulas e não comparecer às sessões de avaliação contínua, não poderá efetuar o exame de recurso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caldwell, C., & Zappaterra, Y. (2014). Design Editorial: Jornais e revistas / Media impressa e digital. São Paulo: Gustavo Gili. Hunt, Jamer e Davis, Meredith (2017). Visual Communication Design. Bloomsbury Publishing Hollins, Richard (2010). Design Gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes. Krum, R. (2013). Cool Infographics: Effective Communication with Data Visualization and Design. Ed. John Wiley & Sons Lupton, E. (2011). Graphic Design Thinking: Beyond Brainstorming. New York: Princeton Architectural Press. Lupton, Ellen (2004). Thinking With Type. Princeton Architectural Press. Lupton, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili Lupton, E. (2014). Type on Screen: A Critical Guide for Designers, Writers, Developers, & Students. New York: Princeton Architectural Press Muller-Brockmann, J. (2008). Grid Systems in Graphic Design: A Handbook for Graphic Artists. Niggli Verlag
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não