-
Apresentação
Apresentação
Rótulo e embalagem. Compreender a importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional e de comercialização de um produto. A cor, a tipografia, a legibilidade, os materiais e os acabamentos são fundamentais para a eficácia da informação e da função.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-3495
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Rótulo e embalagem. Exercícios com diferentes produtos, targets e budgets.
-
Objetivos
Objetivos
- A importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional na comercialização de um produto. - A importância da tipografia, da imagem, da cor, da composição gráfica e dos materiais para valorização do produto, da marca e da sua comunicação com o consumidor. - A importância da pregnância (impressão forte, memória visual). - Conhecimento da técnica de produção de uma embalagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e aprendizagem deverá incluir e conjugar métodos expositivos e de estudo de caso (projetos, livros e visitas de estudo). Avaliação Contínua com um mínimo de dois exercícios tendo em conta os seguintes elementos: 1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado. 3. Entrega de um briefing inicial para cada exercício, contemplando objectivos, métodos, calendarização e bibliografia aconselhada; 3. Cada projecto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação final com apresentação oral em aula. Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, atleta de alta competição ou regime militar).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kirkpatrick, Janice. New Packaging Design. Laurence King Mason, Daniel (2009). Materials, Process, Print: Creative Solutions for Graphic Design Pentawards (2010). The Package Design Book 2 Pentawards. Taschen Basic Art Series. Tashen GMBH. Wiedemann , Julius (2010). Pentawards The Package Design Book. Tashen
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não