filmeu

Disciplina Design de Comunicação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Rótulo e embalagem. Compreender a importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional e de comercialização de um produto. A cor, a tipografia, a legibilidade, os materiais e os acabamentos são fundamentais para a eficácia da informação e da função.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Rótulo e embalagem. Exercícios com diferentes produtos, targets e budgets.  
  • Objetivos

    Objetivos

    - A importância da embalagem e do rótulo como suporte comunicacional na comercialização de um produto.  - A importância da tipografia, da imagem, da cor, da composição gráfica e dos materiais para valorização do produto, da marca e da sua comunicação com o consumidor. - A importância da pregnância (impressão forte, memória visual).  - Conhecimento da técnica de produção de uma embalagem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e aprendizagem deverá incluir e conjugar métodos expositivos e de estudo de caso (projetos, livros e visitas de estudo). Avaliação Contínua com um mínimo de dois exercícios tendo em conta os seguintes elementos: 1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado. 3. Entrega de um briefing inicial para cada exercício, contemplando objectivos, métodos, calendarização e bibliografia aconselhada; 3. Cada projecto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação  final com apresentação oral em aula. Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, atleta de alta competição ou regime militar).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kirkpatrick, Janice. New Packaging Design. Laurence King  Mason, Daniel (2009). Materials, Process, Print: Creative Solutions for Graphic Design Pentawards (2010). The Package Design Book 2 Pentawards. Taschen Basic Art Series. Tashen GMBH. Wiedemann , Julius (2010). Pentawards The Package Design Book. Tashen  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios