filmeu

Disciplina Design e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Design e Gestão tem como objetivo principal instruir os alunos acerca dos diversos processos operativos inerentes à prática profissional do Design, através de três eixos fundamentais: Estratégia do Design, Processos do Design e Implementação do Design. Desta triangulação teórica, articulada e complementada por suportes didáticos audiovisuais e testemunhos de designers convidados, pretende-se que os alunos adquiram metodologias de análise e trabalho em design e conheçam e compreendam os processos criativos e logísticos de outros profissionais, preparando-os para uma transição para o mercado de trabalho.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução O que é a Gestão de Design Qual a importância da Gestão de Design Breve contextualização histórica   2. Estratégia do Design [conhecer] Identificação de Oportunidades Conhecer o Mercado e Audiência (Marketing) Conhecer o Cliente e o Consumidor Auditorias de Design Definir uma Estratégia de Design Competências pessoais, interpessoais e de apresentação/comunicação   3. Processos do Design [planear] Briefing do cliente Briefing de design Branding e a importância do Design no seio das empresas/organizações Início de projeto: Identificação do problema e estratégias para a sua resolução Métodos de design Processos de design Comunicação visual: a importância de tornar visível o pensamento   4. Implementação do Design [executar] Tempo vs. Custo vs. Performance Planeamento de projeto (estratégias e ferramentas) Políticas e Procedimentos de design Impacto social, cultural e ambiental Design Local vs Design Global   5. Gestão da Prática Profissional em início de carreira
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Design e Gestão tem como prinicipais objectivos: - Conhecer a realidade nacional no âmbito do Design (publicações, instituições de ensino, museus, entidades) - Aprender a delinear a acompanhar projetos de design no papel de gestor/director criativo (briefings, planeamento de tarefas e orçamentos) - Decompor as diferentes etapas do processo de design e identificar todos os players e variáveis a considerar, desenvolvendo metodologias de planeamento e organização. - Perceber os diversos papeis que o designer pode assumir (inhouse, freelancer, consultor) e a sua progressão na carreira (estagiário, júnior, sénior, director criativo). - Conhecer diversas áreas do design e os processos criativos e metodologias de trabalho de confluem entre todas. - Fomentar a interdisciplinariedade e políticas de cooperação com outros profissionais, internamente e externamente. - Preparar os alunos para a entrada no mercado de trabalho.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A visualização da série "Abstract: The Art of Design" possibilitará aos alunos conhecer as diferentes multitudes em que a profissão de designer se pode desdobrar, identificar confluências e diferenças entre diferentes áreas. Também o processo de investigação sobre o contexto nacional do design, permitirá aos alunos conhecer designers, estúdios, entidades, publicações, museus e outros agentes importantes no setor de modo a que a sua entrada no mercado de trabalho seja mais informada e estruturada. Adicionalmente será também convidado um designer com atelier próprio para que possa partilhar a sua experiência e desafios sob o ponto de vista da gestão.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AIGA. 2007. Design Business + Ethics. Nova Iorque: AIGA. Disponível em: https://www.aiga.org/sites/default/files/2021-03/Design-Business-and-Ethics.pdf   Best, Kathryn. 2009. Gestão de Design. Lisboa: Diverge Design.   Best, Kathryn. 2010. The Fundamentals of Design Management. Lausanne: AVA Publising.   Centro Português de Design. 1997. Manual de Gestão de Design. Colecção “Design, Tecnologia e Gestão”. Lisboa: Centro Português de Design.   Papanek, Victor. 1972. Design for the Real World: Making to Mesure. Londres: Thames & Hudson.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios