-
Apresentação
Apresentação
A UC de Design e Gestão tem como objetivo principal instruir os alunos acerca dos diversos processos operativos inerentes à prática profissional do Design, através de três eixos fundamentais: Estratégia do Design, Processos do Design e Implementação do Design. Desta triangulação teórica, articulada e complementada por suportes didáticos audiovisuais e testemunhos de designers convidados, pretende-se que os alunos adquiram metodologias de análise e trabalho em design e conheçam e compreendam os processos criativos e logísticos de outros profissionais, preparando-os para uma transição para o mercado de trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-3693
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução O que é a Gestão de Design Qual a importância da Gestão de Design Breve contextualização histórica 2. Estratégia do Design [conhecer] Identificação de Oportunidades Conhecer o Mercado e Audiência (Marketing) Conhecer o Cliente e o Consumidor Auditorias de Design Definir uma Estratégia de Design Competências pessoais, interpessoais e de apresentação/comunicação 3. Processos do Design [planear] Briefing do cliente Briefing de design Branding e a importância do Design no seio das empresas/organizações Início de projeto: Identificação do problema e estratégias para a sua resolução Métodos de design Processos de design Comunicação visual: a importância de tornar visível o pensamento 4. Implementação do Design [executar] Tempo vs. Custo vs. Performance Planeamento de projeto (estratégias e ferramentas) Políticas e Procedimentos de design Impacto social, cultural e ambiental Design Local vs Design Global 5. Gestão da Prática Profissional em início de carreira
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Design e Gestão tem como prinicipais objectivos: - Conhecer a realidade nacional no âmbito do Design (publicações, instituições de ensino, museus, entidades) - Aprender a delinear a acompanhar projetos de design no papel de gestor/director criativo (briefings, planeamento de tarefas e orçamentos) - Decompor as diferentes etapas do processo de design e identificar todos os players e variáveis a considerar, desenvolvendo metodologias de planeamento e organização. - Perceber os diversos papeis que o designer pode assumir (inhouse, freelancer, consultor) e a sua progressão na carreira (estagiário, júnior, sénior, director criativo). - Conhecer diversas áreas do design e os processos criativos e metodologias de trabalho de confluem entre todas. - Fomentar a interdisciplinariedade e políticas de cooperação com outros profissionais, internamente e externamente. - Preparar os alunos para a entrada no mercado de trabalho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A visualização da série "Abstract: The Art of Design" possibilitará aos alunos conhecer as diferentes multitudes em que a profissão de designer se pode desdobrar, identificar confluências e diferenças entre diferentes áreas. Também o processo de investigação sobre o contexto nacional do design, permitirá aos alunos conhecer designers, estúdios, entidades, publicações, museus e outros agentes importantes no setor de modo a que a sua entrada no mercado de trabalho seja mais informada e estruturada. Adicionalmente será também convidado um designer com atelier próprio para que possa partilhar a sua experiência e desafios sob o ponto de vista da gestão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AIGA. 2007. Design Business + Ethics. Nova Iorque: AIGA. Disponível em: https://www.aiga.org/sites/default/files/2021-03/Design-Business-and-Ethics.pdf Best, Kathryn. 2009. Gestão de Design. Lisboa: Diverge Design. Best, Kathryn. 2010. The Fundamentals of Design Management. Lausanne: AVA Publising. Centro Português de Design. 1997. Manual de Gestão de Design. Colecção “Design, Tecnologia e Gestão”. Lisboa: Centro Português de Design. Papanek, Victor. 1972. Design for the Real World: Making to Mesure. Londres: Thames & Hudson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não