filmeu

Disciplina Design de Comunicação II

  • Apresentação

    Apresentação

    Formatação, composição e criação de uma narrativa visual que integre a imagem e a palavra, em dispositivos visuais funcionais e operativos para o utilizador. Aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a compreensão e construção de um infográfico. Adobe Illustrator e Adobe Indesign ¿ conhecimentos elementares ao nível do utilizador para a realização de projetos práticos realizados de acordo com os conteúdos programáticos lecionados. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sistemas de navegação. A infografia: análise e construção de narrativas visuais de modo a informar de forma funcional e apelativa. Pictogramas, mapas, charts, diagramas. Paginação digital. 1. A importância da síntese informativa. Critérios de decisão. 2. A importância da hierarquia na compreensão da informação. O foco visual, a sequência e o ritmo na leitura. 3. A legibilidade. Saber compor o texto e a imagem no espaço bidimensional. 4. A tipografia e a cor.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende promover capacidades na área de comunicação nas componentes da informação, imagem, sistemas de navegação e disposição inteligível dos elementos. 1. Introdução ao sistema de grelha (diagramas) ¿ proporção, secção áurea, simetria, assimetria, margens e formato. Narrativa ¿ ritmo, sequência e tempo no suporte editorial. Hierarquias da informação, posic¿a¿o, alinhamento e dimensa¿o do texto e imagem como consiste¿ncia visual ao longo das pa¿ginas. 2. A relação entre o texto e a imagem em diferentes suportes comunicacionais: Forma, peso, escala, colocação, orientação, cor. 3. A infografia ¿ Explorar métodos de organização de dados sob a forma de esquemas gráficos, no sentido de encontrar novas formas de os ver e compreender. Da análise e interpretação de dados à transmissão de conteúdos e conhecimento. A gramática visual que caracteriza a natureza de uma infografia.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e aprendizagem deverá incluir e conjugar métodos expositivos e de estudo de caso (projetos, livros e visitas de estudo). Avaliação Contínua com um mínimo de dois exercícios tendo em conta os seguintes elementos: 1. Exercícios de aplicação de cada conteúdo programático; 2. Projetos práticos simulando a realidade do mercado. 3. Entrega de um briefing inicial para cada exercício, contemplando objectivos, métodos, calendarização e bibliografia aconselhada; 3. Cada projecto é orientado com pelo menos uma avaliação intermédia e uma avaliação  final com apresentação oral em aula. Um número de faltas superiores a 30% do total de horas lectivas, implica a reprovação à UC (excepção para estudantes com estatuto de trabalhador estudante, atleta de alta competição ou regime militar).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    D¿Efilippo, Valentina; Ball, James(2015). The Infographic History of the World. Collins  Readers. HarperCollins Publishers. Itten, Johannes (1998). Art de la Couleur. Dessain et Tolra Infographics ¿ Designing and Visualizing Data (2014). Barcelona: Promopress. Krum, Randy (2015). Cool Infographics. How To Use Visual Data To Communicate Your Message. JOHN WILEY & SONS INC.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios