filmeu

Disciplina Artes Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

    É cada vez mais difícil falar de «arte» no singular, porque foi desaparecendo a sua especificidade enquanto meio, bem como as fronteiras que separavam o objecto artístico dos outros objectos. Falar das «artes», no plural, corresponde a reconhecer que, na contemporaneidade, as artes escaparam às categorias e códigos que as delimitavam, ao mesmo tempo que se disseminaram por toda a experiência. As razões disso são múltiplas, nomeadamente de ordem tecnológica e cultural. A apreensão deste fenómeno passa, primeiramente, por compreender o lugar da arte na modernidade e as suas trajectórias subsequentes, desde o modernismo e as vanguardas até ao que se convencionou denominar como pós-vanguarda. Em segundo lugar, é necessário mapear as principais formas da arte contemporânea, dando-se atenção especial à maneira como romperam e/ou alargaram o seu âmbito histórico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Considerações sobre arte contemporânea. O artista, o sistema da arte contemporânea e os seus agentes e espaços. Temas e temáticas contemporâneas. A arte pela arte, a arte política, a crítica institucional, arte ocidental e arte não ocidental, o quotidiano na arte contemporânea, ready-made, objet trouvé e a apropriação. Pintura. Pintura figurativa, abstrata, pintura site-specific e pintura em campo expandido. Escultura, escultura site-specific e escultura em campo expandido. Práticas fotográficas. A fotografia documental, a fotografia abstrata, a fotografia em campo expandido, a relação da fotografia com pintura, com escultura e com a performance. As artes performativas, Performance art, Happening e Body Art, a relação da performance art com as artes performativas (teatro, dança, música), a poesia, o cinema e as artes plásticas. Vídeo arte e Vídeo Performance. Entre a criação e a documentação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer os vários agente que constituem o sistema da arte contemporânea, os diversos espaço expositivos e espaços de apresentação de criações artísticas,. Conhecer o campo de atuação do artista, as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, e, finalmente conhecer os diversos temas e temáticas contemporâneas. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os temas abordados serão explorados e estudados através de atividades dinâmicas, com trabalhos individuais e em grupo, e apresentações, com a visualização de pequenos filmes, documentários, vídeos, visitas a diferentes espaços expositivos, conversas com artistas e curadores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BAUDELAIRE, Charles – O Pintor da Vida Moderna. Lisboa: Nova Vega, 2015 BUCHLOH , Benjamin – Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays On European and American Art from 1955 to 1975. Cambridge/Londres: The Mit Press, 2000. DANTO, Arthur – After the end of art. Contemporary art and the pale of history. Princeton/New Jersey: Princeton University Press, 1997. DOMINGUES, Diana – A Arte no Século XXI: A Humanização das Tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997. GREENBERG, Clement – Arte y Cultura. Ensayos Criticos. Barcelona: G. Gili, 1979. POPPER, Frank – Art of the Electronic Age. Londres: Thames and Hudson, 1993.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios