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Apresentação
Apresentação
O estudante, ao dominar os conceitos e as abordagens técnicas e instrumentais explicitadas nos objetivos e programa da unidade curricular, ficará habilitado para registar gráfica e plasticamente qualquer tipo de situação visual.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP729-65
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenho de memória e desenho do natural; as imagens do desenho; o que vemos, o que sabemos e o que desenhamos; sensores visuais, percepção e cognição; desenho à vista e à mão levantada; imagem perceptiva e representação gráfica; as máquinas de desenho e a fotografia; desenho de valores tonais e desenho de contorno. O Diário Gráfico; a intuição versus a razão: desenho diagramático e desenho medido; o desenho com disciplina; tamanho e distância; proporção e escala; especificidades e competências operativas do esquisso, do esboço e do estudo (detalhe); contorno e dintorno; a ausência da linha: a mancha direta e os valores tonais Os instrumentos e os suportes; meios secos e meios líquidos; os meios de representação: sistemas e não sistemas; análise estrutural do volume: abordagem planar, modelar e tonal. Variantes expressivas (trabalhar em função do tempo).
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular Desenho I, ao promover a observação da realidade, a sua representação e a reflexão sobre as imagens produzidas, tem como objetivos: desenvolver a observação e acuidade perceptiva relativamente aos diferentes modos de desenhar; promover a destreza na manipulação de diferentes instrumentos e técnicas do desenho; criar condições para que o estudante assuma o ato de desenhar e projetar com saber, agilidade e segurança; desenvolver competências de entendimento, domínio e capacidade de seleção dos diferentes modos de desenhar em função dos objetivos delineados; conhecer, dominar e saber aplicar as terminologias básicas do desenho
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O programa é constituído por módulos não estanques, a ser desenvolvidos através de exercícios práticos de dois géneros: registos gráficos de observação de formas e objectos. Serão dadas sessões teóricas destinadas a apresentar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo. Privilegia-se o contacto entre o docente e o aluno, sujeitos comprometidos na interação de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Devido à natureza laboratorial desta UC a mesma terá que ser obrigatoriamente realizada em regime de Avaliação Contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Edwards, Betty (1994). Aprender a dibujar cone el lado derecho del cérebro (Drawing on the right side of the brain). Barcelona: Urano. Nicolaides, Kimon (1969). The Natural way to Draw, Boston: Houghton Mifflin Company.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não