filmeu

Disciplina Processos Criativos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular “Processos Criativos”, desenvolve-se no contexto dos fenómenos psicológicos, sociais e económicos, e no âmbito de processos de inovação e criatividade, recorrendo a textos de áreas de conhecimento fora do universo do design. Textos que introduzem diferentes perspetivas, através de algumas regras simples de interação entre textos, entre textos e imagens, e entre textos e produtos. Objetiva a introdução de novos conteúdos, novas perspetivas, em processos de inovação e criatividade, acrescentando assim outros elementos, gerando movimentos articulados e variáveis, que se renovam sempre em configurações diferentes e inesperadas, consoante as perspetivas introduzidas. Recorre sobretudo a analogias entre conhecimentos que têm origem na biologia e a sua extrapolação para realidades no contexto das organizações, empresas, processos, produtos, territórios, entre outros.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Texto, Abstração, Realidade, e Criatividade. - Informação, Objetivos, e Atuações. - Quadro de Referência. Contexto e Elementos de Projeto. - Probabilidades e Possibilidades Combinatórias entre os Elementos de Projeto. - Propriedades Emergentes. Combinatórias Pertinentes para o Projeto. - Relação Texto e Objeto. Índice de Imaginação.
  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular “Processos Criativos” objetiva práticas de inovação e criatividade que recorrem essencialmente a textos de biologia, em exercícios de pensamento analógico. Tem como propósito a relação entre áreas de conhecimento diferentes, biologia e design, através de abstrações comuns, que se fertilizam mutuamente, gerando inovação e criatividade em múltiplos contextos e áreas de intervenção do design. Tem como propósito principal dotar os alunos de capacidade de observação de realidades no âmbito do design, através de novos conteúdos, “textos”, gerando curiosidade, capacidade de reflexão, e novas competências no contexto de processos de inovação e criatividade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No contexto de metodologias inovadoras, esta unidade curricular, objetiva recuperar o gesto e o fazer em sala de aula, numa dimensão prática que recupera a dimensão física do output dos exercícios e dos temas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lima, M. (2014). The Book of Trees: Visualizing Branches of Knowledge. United States: Princeton Architectural Press. Sapolsky, R. M. (2017). Behave: The Biology of Humans at Our Best and Worst. United Kingdom: Penguin Publishing Group. Wilson, E. O. (2019). Genesis: The Deep Origin of Societies. United States: Liveright. Damásio, A. (2010). O livro da consciência: a construção do cérebro consciente. Italy: Temas e Debates. Mundos Perdidos. (2023). Portugal: Desassossego.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios