-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC serão abrangidas metodologias inerentes ao processo de design, designadamente métodos de design thinking. Serão ministrados conteúdos teóricos neste âmbito seguidos de exercícios que incidem na aplicabilidade práticadas metodologias em projetos concretos. O aluno ficará habilitado a: desenvolver projetos de design respeitando as diferentes fases do processo de design; aplicar metodologias de Design Thinking para estimular um pensamento criativo e original; fundamentar as suas ideias com base em conceitos bem sustentados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7241
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Metodologia do Projeto de Comunicação. Desenvolvimento de projetos de Comunicação Visual, aplicando estratégias adequadas aos diferentes meios de comunicação. Metodologias de Design Thinking Concepção de cartazes para diferentes suportes e dimensões. Noção de identidade visual.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno: Reconheça o potencial da imagem como meio de comunicação. Desenvolva a capacidade de análise de propostas de design e identifique os meios e métodos mais adequados para a melhor resposta, designadamente através de metodologias de Design Thinking. Fique habilitado a elaborar composições gráficas em diferentes suportes e escalas. Utilize diferentes meios de comunicação de forma integrada para construir uma identidade visual. Desenvolva a sua capacidade crítica e argumentativa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos temas programados que contarão com recursos audiovisuais. Serão fornecidos aos alunos vários exemplos de projetos desenvolvidos no âmbito das temáticas lecionadas, bem como, bibliografia adequada. Serão apresentados aos alunos exercícios práticos no âmbito dos conteúdos ministrados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ambrose, G., & Harris, P. (2010). Design thinking. Switzerland: Ava Publishing. Calvera, Anna (2003). Arte¿?Diseño, Nuevos capítulos una polémica que viene de lejos. Barcelona: Gustavo Gili. Dabner, D., Calvert, S.,& Casey, A. (2010). Graphic Design School, 4th Ed. London: Thames & Hudson. Davis, Meredith e Hunt, James (2017). Visual Communication Design: An introduction to design conecpts in everyday experience. Bloomsbury Publishing Foster, John.( 2006) New Masters of Poster Design: Poster Design for the Next Century, Rockport Publishers. Heller, S.; & Talarico, L. (2010). Graphic: Inside the Sketchbooks of the World¿s Great Graphic Designers. The Monacelli Press. Lupton, E. (2010). Thinking with type: A critical guide for designers, writers, editors, & students. New York: Princeton Architectural Press. Lupton, E. (2012). Intuição, ação, criação: Graphic Design Thinking. Barcelona: Ed. Gustavo Gili. Munari, Bruno (1968). Design e comunicação visual. Lisboa: Editorial Presença.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não