-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Cultura Visual trata a cultura visual no contexto contemporâneo a partir de diferentes perspectivas e práticas artísticas. Trabalha-se o modo como se tem vindo a desenvolver a cultura visual, sobretudo a partir da esfera da arte, e a sua inscrição no campo da comunicação. Neste plano, salientam-se a fotografia e os processos digitais, na medida em que ambos consistem em importantes meios visuais e de comunicação, cada vez mais preponderantes nas artes e centrais na constituição e no desenvolvimento da cultura visual. Trata-se, igualmente, a relação entre a fotografia, a computação e o design, e o enquadramento deste último na linguagem e nos discursos da arte pública e na conceção de exposições de arte.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7243
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O que é a Cultura Visual? 1.1 Cultura Visual, Estudos Visuais e Estudos Culturais. 1.2 O início da disciplina, desde Bela Balazs. 1.3 Da Modernidade à Contemporaneidade. 1.3.1 Arte Moderna e Arte Contemporânea. 1.3.2 O regime do visual. 1.4 Comunicação visual. 1.5 Design no espaço público e no espaço expositivo. 2. A fotografia. 2.1. Roland Barthes, entre o studium e o punctum. 2.2. Walter Benjamin, a obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. 2.3. O espaço discursivo da fotografia. 2.4. A fotografia no design de comunicação. 3. Cultura Visual no Digital 3.1. A visualidade no digital e a poor image. 3.2. A imagem da técnica, o corpo e a imagem no virtual. 3.3. Novos media e a invisibilidade. 3.4. Cultura Digital. 3.5. Cultura Visual na Computação e no Design.
-
Objetivos
Objetivos
A UC contribui para a identificação e a compreensão da cultura visual contemporânea, bem como o conhecimento artístico e cultural. Procura-se estimular o pensamento crítico, a experimentação e a criatividade, os quais se unem à formação técnica da licenciatura em design de comunicação. Pretende-se esclarecer sobre a natureza da cultura visual e a sua preponderância na atualidade, o lugar da arte e da cultura no campo da comunicação visual e a relac¿ão e o cruzamento entre artes criativas visuais e o design. Estabelece-se a identificação da fotografia e dos processos digitais enquanto meios centrais no desenvolvimento e na ação da cultura visual, da arte e da comunicação. A partir daqui a UC contribui para desenvolver capacidades de observação e de análise da arte e da comunicação visual e para a solidificação de um pensamento crítico no quadro das práticas artísticas contemporâneas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC expõe a teoria a partir de referências fundamentais no campo de estudo em questão e de estudos de caso apresentados através de conteúdos visuais. No âmbito de contribuir para a formação técnica, fulcral na Licenciatura em Design de Comunicação, pretende-se reverter a abordagem do conteúdo teórico em aplicação prática. Para tal, embora seja a partir bibliografia principal que as aulas se desenvolvem, terão lugar exercícios em aula, com análise e discussão, incentivando a atividade prática dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Balazs, B. (1924). O homem visível, Visual Culture, Revista de Comunicação e Linguagens, - Barthes, R. (1979). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Edições 70 - Barthes, R. (1977). The Rhetoric of the Image. - Benjamin, W. (1931). Pequena história da fotografia. - Benjamin, W. (1935) A Obra de Arte na Época da Sua Possibilidade de Reprodução Técnica. - Bragança de Miranda, J. (2007). Teoria da Cultura. Nova Vega. - Bragança de Miranda, J. (2017). Corpo e Imagem. Nova Vega. - Crimp, D. (1998) Estudos culturais, cultura visual. Revista USP, n.40. - Carvalhais, M. (2016). Artificial Aesthetics. Creative Practices in Computational Art and Desing. Universidade do Porto Edições. - Gere, C. (2002). Digital Culture. Reaktion Books, 2008. - Krauss, R. (1990). O fotográfico. Editora G.Gili. 2014. - Mirzoeff, N. (ed.) (1998). Visual Culture Reader. Routledge. 1999. - Steyerl, H. (2012). The Wretched of the Screen, e-flux journal. Sternberg Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não