-
Apresentação
Apresentação
A Estética e Teoria das Artes, localiza-se na abordagem filosoófica e fenomenológica da Estética no campo das Belas Artes, e subsequentemente no campo do Design. O seu estudo potencia o conhecimento na área das Artes e Design, enunciando e articulando os argumentos e antecedentes filosóficos da Estética, nas problema¿ticas de interpretação e representação do Mundo Contemporâneo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7245
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução à definição platónica do belo, e da Arte como mimesis. - A crítica da Arte no paradigma da Modernidade: a estética kantiana; e a Arte como possibilidade de representação. - Estética, a relação entre o Homem, e a perceção do Real: Hegel, a Arte como representação dialética do real, e o fim da arte; O relativismo e perspectivismo de Nietzsche, a tragédia, e a Arte enquanto intensificação da experiência; Adorno, a Arte como transformação do real, e o questionamento do lugar da Modernidade; Walter Benjamin e “A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica2; Lyotard e a experimentação como modo privilegiado de ação criativa na pós-modernidade; Derrida e a desconstrução do discurso nos limites da representação; Danto e o devir-conceito da obra de arte. - As tendências estéticas manifestas na evolução do Design.
-
Objetivos
Objetivos
- Potenciar através de instrumentos conceptuais, o exercício de reflexão crítica e informada que tenha como objecto a criação artística. - Promover a autonomia crítica e o discurso conceptual na representação do real. - Interrogar a arte a partir da noção de representação, e compreender a mesma, enquanto fenómeno histórico e culturalmente situado. - Situar a evolução do Design e das suas relações com as correntes estéticas que o precederam e acompanharam. - Desenvolver uma postura crítica, dentro da cultura visual contemporânea.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos filosóficos que deveriam idealmente provir de extensas leituras, leturas essa que ultrapassam largamente as horas dedicadas aos créditos atribuídos, são alternativamente resgatados a partir da visualização de filmografia chave, que ilustra as questões propostas e potencia o debate necessário à aquisição das competências acima descritas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADORNO, T. W. (1970). Aesthetic Theory. Frankfurt: Suhrkamp. DANTO, A. C. (1981). The Transfiguration of the Commonplace: A Philosophy of Art. London: Harvard University Press. FERRARI, G. R. (2000). The Republic of Plato. Cambridge: Cambridge University Press. LYOTARD, J.-F. (1999). O pós-moderno explicado às crianças: correspondência 1982-1985. Dom Quixote. LONGUENESSE, B. (1998). Kant and the Capacity to Judge: Sensibility and Discursivity in the Transcendental Analytic of the Critique of Pure Reason. New Jersey: Princeton University Press. NIETZSCHE, F. W. (2007). O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. (J. Guinsburg, Ed.) Companhia de Bolso. RANCIÈRE, J. (2013). The Politics of Aesthetics. London: Bloomsbury Academic.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não