-
Apresentação
Apresentação
A UC de Tecnologias do Design II pretende abordar os desafios decorrentes das metodologias, dispositivos, ferramentas e processos de reprodução gráfica nos seus múltiplos aspetos, tendo como base a conceção e desenvolvimento de projetos de design gráfico e design editorial. Trata-se de uma unidade curricular idealizada e estruturada para que os estudantes, não só desenvolvam competências ao nível técnico e computacional na área do Design, mas que também exercitem o seu raciocínio crítico e analítico sobre artefactos gráficos impressos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7246
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A UC está organizada em dois núcleos complementares. Uma primeira parte de carácter mais teórico e de análise de objetos existentes no mercado, e uma segunda centrada no desenvolvimento de projetos práticos em contexto de oficina de impressão. 1ª parte 1. Fluxo de produção gráfica — Análise e compreensão das diferentes etapas do desenvolvimento de um produto gráfico. 2. Planificação e definição de planos de produção — Planeamento de todo o processo. 3. Arte-final — Preparação de documentos finais adequados ao tipo de impressão e acabamentos do projeto. 4. Sistemas de impressão industrial e semi-industrial — Apresentação dos mais importantes sistemas de impressão e das várias técnicas que os integram, através do estudo de casos. 5. Suportes e acabamentos — Estudo de casos. 6. Orçamentação — Dados importantes. 2ª parte 1. Oficinas de impressão — Aulas práticas e workshops onde serão postos em prática os fundamentos do processo de produção de um objeto gráfico editorial. 2. Visitas de estudo.
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade curricular tem como objetivo principal dotar os estudantes da capacidade de encontrar soluções inovadoras e eficazes para os seus projetos, a partir da análise e decisão de quais as ferramentas e tecnologias mais eficientes para dar resposta a determinados requisitos e desafios. No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: — Reconhecer diferentes técnicas de impressão; — Reconhecer e controlar as várias etapas de produção; — Adequar a melhor técnica a cada projeto; — Produzir e finalizar ficheiros para produção; — Dominar termos técnicos ligados à produção gráfica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sera¿ utilizada uma metodologia ativa baseada em Project-Based-Learning (PBL) - (Aprendizagem Baseada em Projectos). Pretende-se que osestudantes, perante os projetos lanc¿ados, investiguem, explorem e alcancem soluc¿o¿es novas e criativas aos problemas apresentados. Nas aulas serão usados recursos bibliográficos e cinematográficos para apresentação de conteúdos teóricos e casos de estudo, de forma a consolidar os conteúdos. A prática oficinal interna e externa será também uma forma de consolidação do conhecimento. A avaliação é continua e dela constam os seguintes parâmetros: — Assiduidade, empenho e participação nas aulas; — Participação nos exercícios e análise efetuada nas aulas; — Realização e entrega dos três trabalhos práticos dentro dos prazos estabelecidos; — Apresentação oral dos trabalhos desenvolvidos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AMBROSE, GAVIN; HARRIS, PAUL - Basics Design 01: Format. Lausanne: AVA Publishing S.A., 2005. ISBN 9782940373284. AMBROSE, GAVIN; HARRIS, PAUL - Basics Design 06: Print & Finish. Lausanne: AVA Publishing S.A., 2006. ISBN 9782940373420. BARBOSA, CONCEIÇÃO - Manual Prático de Produção Gráfica. Cascais: Principia, Publicações Universitárias e Científicas, 2004. ISBN 972-8818-15-7. JOHANSSON, KAJ; LUNDBERG, PETER; RYBERG, ROBERT - Manual de Producción Gráfica Recetas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004. ISBN 84-252-1739-3. DIAS, Rúben; OLIVEIRA, Rui; MARTINS, Fábio; DANTAS, Ricardo – O Miolo do Livro. Porto: Itemzero, Lda / Grafica Maiadouro S.A.2019 DIAS, Rúben; OLIVEIRA, Rui; MARTINS, Fábio; DANTAS, Ricardo – A Capa do Livro. Porto: Itemzero, Lda / Grafica Maiadouro S.A.2021
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não