-
Apresentação
Apresentação
1. Fundamentos do Design: Explorar os princípios essenciais, como forma, função, e estética, fornecendo uma base sólida para qualquer área do design. 2. História e Contexto: Compreender o desenvolvimento histórico do design e como ele reflete e influencia a cultura, economia e tecnologia. 3. Análise Crítica: Desenvolver a habilidade de avaliar projetos de forma crítica, entendendo o impacto social e ambiental do design. Essa disciplina oferece uma visão global dos conceitos que fundamentam a prática do design, essencial para a formação de um designer consciente e inovador.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-7247
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Teoria do design; - Crítica e desenvolvimento da prática; - Teorias, métodos, movimentos, figuras centrais e marginais, desafios e potencial; - O designer enquanto autor, e o designer enquanto investigador.
-
Objetivos
Objetivos
· Desenvolver um entendimento das fundações teóricas de uma prática crítica e reflexiva. · Estabelecer ligações entre a teoria do design, crítica e fenómenos sociais mais vastos (políticos, culturais, económicos). · Ser capaz de compreender as transições entre teorias, na sua relação com outras disciplinas (arte, literatura, música, cinema, estudos cultuais). · Articular de uma forma coerente a multitude de mundos que a disciplina possibilita, mas também os que previne.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
. Todas as metodologias acima descritas sa¿o de cara¿ter inovador, pois remetem para tecnologias cujo desenvolvimento se encontra no estado da arte nesta area do conhecimento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anzaldúa, Gloria. ‘Border Arte.’ In Light in the Dark/Luz En Lo Oscuro: Rewriting Identity, Spirituality, Reality, edited by AnaLouise Keating, Illustrated Edition., 23¿41. Durham, North Carolina: Duke University Press Books, 2015. brown, adrienne maree, ed. ¿Introduction.¿ In Pleasure Activism: The Politics of Feeling Good, Later Printing Edition. Bourdieu, P. (1986) The forms of capital. In J. Richardson (Ed.) Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education (New York, Greenwood), 241-258. Brave New Alps and Caterina Giuliani (eds.) Precarity Pilot, 2015 Churchman, C. West. "Guest Editorial: Wicked Problems." Management Science 14, no. 4 (1967): B141-142. Accessed February 11, 2021. http://www.jstor.org/stable/2628678.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não