filmeu

Disciplina Laboratório de Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC perspetiva-se explorar contributos do Design como agente de mudança social através de projetos práticos desenvolvidos em contextos reais. Os projetos são criados em articulação com instituições do 3º setor e visam responder a desafios societais emergentes. Nesta UC privilegia-se o trabalho colaborativo e incentiva-se o raciocínio crítico e o pensamento sistémico; a experimentação e a resolução dinâmica de problemas pela identificação, formulação e resolução metodológica destes; a criatividade e a curiosidade intelectual na procura de soluções inovadoras; o desenvolvimento de competências interpessoais e de colaboração de modo a promover o intercâmbio de ideias e a partilha de ideais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Nesta UC valoriza-se o processo de Design como metodologia fundamental do desenvolvimento de projetos. São trabalhados diferentes subdomínios do Design, consoante as necessidades do projeto, para dar respostas originais, inovadoras e assertivas face a problemáticas lançadas. Os conteúdos programáticos dividem-se em 4 blocos relacionados com as fases do processo projetual, adotando-se uma abordagem iterativa em função das necessidades decorrentes do processo: definição do problema — a investigação através de métodos mistos (recolha de informação documental, entrevista, observação participante, estudo de caso, pesquisa visual, mapas mentais...); idealização — estudo de formas de abordagem ao projeto, como pode ser materializado; prototipagem — testes de usabilidade em diferentes fases do projeto, estudo de matérias, aspetos funcionais, acessibilidade, características técnicas; implementação e entrega — produção de um modelo, comunicação do projeto e entrega ao cliente.
  • Objetivos

    Objetivos

    Evidenciar a importância da inovação social enquanto campo de aplicação fundamental para a área de design. Promover uma prática do design socialmente consciente, visando a sustentabilidade e a resposta a necessidades humanas. Mapear formas de intervenção na área do Design para dar respostas a necessidades humanas específicas, através da realização de projetos em contextos reais. Promover hábitos de investigação em design para dar respostas ajustadas a problemas reais. Explorar e articular metodologias e ferramentas do design em projetos reais orientados para necessidades específicas. Fomentar o trabalho em equipas e conteúdos multidisciplinares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC é de caráter laboratorial podendo os estudantes realizar o projeto individualmente ou em grupo. Independentemente da opção, e dada a natureza da UC, privilegia-se o trabalho em equipa e a cooperação entre estudantes no espaço de aula, a partilha de problemáticas, ideias e possíveis soluções para resultados projetuais otimizados. No início do semestre, é feita uma apresentação da instituição parceira e de uma proposta de projeto. É definida uma metodologia de trabalho dividida em 4 fases (definição do problema, idealização, prototipagem, implementação) e estabelecida uma calendarização para conclusão destas fases. As fases de projeto são acompanhadas pelo docente que introduzirá diferentes métodos de investigação e desenvolvimento em função das necessidades do projeto, e mediará as relações com a instituição parceira.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Costa, A. (2019). Demência — Desdramatizada e colorida. Prime Books. Ku, Bon, & Lupton, Ellen (2022). Health Design Thinking: Creating products and services for better health. Cooper Hewitt. Norman, D. (2023). Design for a Better World: Meaningful, Sustainable, Humanity Centered. The MIT Press    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios