-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular possibilita a aquisição e desenvolvimento de vocabulário gráfico e expressivo. Permite ainda adquirir e desenvolver hábitos e práticas de registo visual, nomeadamente através da criação e manutenção de diário gráfico como objeto de auxílio projetual. Desenvolver autonomia na prática e na investigação da ilustração. Obter conhecimentos no âmbito da história da ilustração e da sua prática contemporânea. Reconhecer os campos e os territórios de actuação da ilustração.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-9446
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O livro, a publicação periódica, o cartaz e o artefacto publicitário assumem-se como suportes e veículos de experimentação para as imagens que contribuem para a interpretação de textos e de conceitos, que tanto podem operar como signos visuais autónomos na construção de identidades, como surgirem articuladas com elementos verbais. Pretende-se, deste modo, entender e explorar as diversas funções da ilustração no âmbito da comunicação contemporânea, fazendo-se uma aproximação conceptual e prática motivada pela exploração de temas que permitam abordar a articulação entre elementos narrativos e o seu posicionamento nos suportes; a retórica da imagem e a expressão; e a criação de personagens. De acordo com este enquadramento serão convocados exemplos provenientes de projetos editoriais para diferentes públicos e de narrativas pertencentes ao corpo histórico da ilustração. Pretende-se, de igual modo, promover a experimentação com ferramentas e técnicas de desenho.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender o papel da ilustração na literacia visual assim como nos diferentes meios de comunicação visual. Mapear o universo e património histórico da ilustração, com o intuito de aceder aos diferentes vocabulários, expressões e discursos que permitirão, a cada estudante, o desenvolvimento das suas competências ao nível das tecnologias, técnicas e expressões no exercício da ilustração. Explorar metodologias discursivas da ilustração e dos seus autores através da abordagem aos seus mecanismos narrativos e à capacidade expressiva dos diferentes suportes e materiais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Participação em aulas de campo, em exposições nacionais e internacionais de Ilustração, de modo a conseguir construir um sentido autocrítico no estudante aplicável no seu projeto final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARISMAN, Marshall; HELLER, Steven, The Education of an Illustrator, Allworth Press, 2000 (1a edição) CHWAST, Seymour; Heller, Steven, Illustration, a Visual History, HNA Books, 2008 HARTHAN, John, The history of the illustrated book, the western tradition, Thames & Hudson, 1981 LINDEN, Sophie Van Der, Para ler o álbum ilustrado, Cosac Naify, 2011 MALE, Alan; Illustration, A Theoretical and Contextual Perspective, AVA Publishing, 2007
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não