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Apresentação
Apresentação
Conhecimento dos designers e marcas de moda contemporânea em diferentes vertentes. Capacidade para analisar e refletir sobre a linguagem e comunicação envolta na área da moda, com foco no designer de moda, produto de moda e contextos de exibição na sociedade e moda contemporânea.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6805-22997
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conhecimento sobre o que é a diferença entre Qualidade vs Quantidade, considerando: Haute Couture, Prêt-à-Porter e Fast Fashion; Os Detalhes e o Fator “Edição Limitada”; A moda e a criação de grupos que podem ou não influenciar as tendências e hábitos de consumo e de estilo; Os efeitos colaterais da produção da Fast-Fashion para o ambiente e sociedade; Moda dita ou é ditada?; A Inovação tecnológica na moda contemporânea: o designer de moda, a tecnologia e contextos de exibição; A arte na moda contemporânea: o designer de moda, a arte e contextos de exibição.
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Objetivos
Objetivos
A moda abrange transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Capacidade de pesquisar e trabalhar a moda de forma a contemplar todas as suas vertentes sociais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos da pesquisa e análise de tendências. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução. A avaliação será contínua com base no acompanhamento do trabalho em aula e dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BALDINI, Massimo - A invenção da moda. Lisboa: Edições 70, 2006. DORFLES, Gillo - A moda da moda. Lisboa: Edições 70, 1988. DORFLES, Gillo - Oscilações do Gosto. Lisboa: Livros Horizonte, 1974. LIPOVETSKY, Gilles - O Império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. Lisboa: Dom Quixote, 2010. ISBN 978-972-20-4143-0 LIPOVETSKY, Gilles - A Felicidade Paradoxal – Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2010. ISBN 978-972-44-1354-9 BARTHES, Roland - O Sistema da Moda. Lisboa: Edições 70, 1981. COSTA, António - Sociologia, «O que é». Lisboa: Quimera, 2001. BRUZZI, Stella, GIBSON, Pamela - Fashion cultures, Theories, Explorations and Analysis. London: Routledge, 2000.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não