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Disciplina Moda Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento dos designers e marcas de moda contemporânea em diferentes vertentes. Capacidade para analisar e refletir sobre a linguagem e comunicação envolta na área da moda, com foco no designer de moda, produto de moda e contextos de exibição na sociedade e moda contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Conhecimento sobre o que é a diferença entre Qualidade vs Quantidade, considerando: Haute Couture, Prêt-à-Porter e Fast Fashion; Os Detalhes e o Fator “Edição Limitada”; A moda e a criação de grupos que podem ou não influenciar as tendências e hábitos de consumo e de estilo; Os efeitos colaterais da produção da Fast-Fashion para o ambiente e sociedade; Moda dita ou é ditada?; A Inovação tecnológica na moda contemporânea: o designer de moda, a tecnologia e contextos de exibição; A arte na moda contemporânea: o designer de moda, a arte e contextos de exibição.
  • Objetivos

    Objetivos

    A moda abrange transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Capacidade de pesquisar e trabalhar a moda de forma a contemplar todas as suas vertentes sociais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos da pesquisa e análise de tendências. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução. A avaliação será contínua com base no acompanhamento do trabalho em aula e dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BALDINI, Massimo - A invenção da moda. Lisboa: Edições 70, 2006. DORFLES, Gillo - A moda da moda. Lisboa: Edições 70, 1988. DORFLES, Gillo - Oscilações do Gosto. Lisboa: Livros Horizonte, 1974. LIPOVETSKY, Gilles - O Império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. Lisboa: Dom Quixote, 2010. ISBN 978-972-20-4143-0 LIPOVETSKY, Gilles - A Felicidade Paradoxal – Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. Lisboa: Edições 70, 2010. ISBN 978-972-44-1354-9 BARTHES, Roland - O Sistema da Moda. Lisboa: Edições 70, 1981. COSTA, António - Sociologia, «O que é». Lisboa: Quimera, 2001. BRUZZI, Stella, GIBSON, Pamela - Fashion cultures, Theories, Explorations and Analysis. London: Routledge, 2000.
INSCRIÇÃO AVULSO
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