-
Apresentação
Apresentação
A abordagem desenvolvida em Introdução ao direito I procura respeitar um equilíbrio entre uma intenção introdutória (com os esclarecimentos rigorosos que esta impõe em relação aos diversos ramos do direito e aos problemas que neles se manifestam) e uma intenção crítico-reflexiva interna (concentrada nos problemas do sentido e autonomia do projecto prático-cultural do jurídico e da sua especificidade «civilizacional»).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP288-6909
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O direito como dimensão da nossa prática: o problema do seu «sentido civilizacional» Cap. I / O sentido geral do «projecto humano» do direito. A experiência imediata da controvérsia concreta traduzida numa abordagem perfunctória do seu contexto-correlato comunicacional: a reconstrução analítica da ordem jurídica. Capítulo II / A experiência do sentido específico do direito reconstituída num diálogo crítico com o positivismo normativista do século XIX ou os desafios e possibilidades de uma representação pós-positivista. 1. O grande arco pré-moderno. 2. Os factores determinantes do legalismo e do normativismo positivistas reconstituídos no contexto prático-cultural do pensamento moderno-iluminista. 3. O positivismo legalista reconhecido nas suas coordenadas caracterizadoras. 4. Uma primeira abordagem do universo pós-positivista concentrada numa experimentação antropológica 5. O Direito como forma ou modo de vida (a especificidade do homo humanus e do seu sentido comunitário).
-
Objetivos
Objetivos
Trata-se de proporcionar aos alunos as condições para uma primeira reflexão sobre o problema do Direito no nosso tempo e as exigências de autonomia que o distinguem. Essas condições passam por uma identificação do projecto cultural do direito e uma atenção muito especial à dimensão da prática que este autonomiza, envolvendo ainda um primeiro esclarecimento, tão rigoroso quanto possível, das categorias de inteligibilidade correspondentes (sempre que possível dogmaticamente experimentadas e projectadas), mas também uma reconstituição sumária dos ciclos históricos em que estas se especificam.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Não há propriamente recurso a métodos inovadores. As projecções frequentes de slides são usadas sempre como ponto de partida para uma exposição e discussão mais complexas, que não se esgotam na assimilação passiva das componentes visuais. Sempre que é pertinente, o ensino desenvolve-se com base em análise de caso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
LINHARES, José Manuel Aroso (2009)- S umários desenvolvidos de Introdução ao Direito, Coimbra , polic., pp. 1-86. NEVES, António Castanheira, Colectânea de textos de Introdução ao Estudo do Direito (textos reunidos sob a designação genérica Curso de Introdução ao Estudo do Direito ), Coimbra, policopiado, s/ data NEVES, António Castanheira (1972) , Curso de Introdução ao Estudo do Direito (extractos) , Coimbra, polic. BRONZE, Fernando José (2006), Lições de Introdução ao Direito , 2ª edição, Coimbra Editora, 2006 (pp. a indicar nos Sumários desenvolvidos ).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não