filmeu

Disciplina História da Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC promove nos estudantes a capacidade de relacionar o conhecimento dos temas trabalhados ao longo das aulas com a problematização das questões atuais do desporto e as perspetivas do seu desenvolvimento,  o que lhe permitirá construir um pensamento  holístico sobre as diferentes dimensões do  desporto
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Da teoria da Educação Física às Ciências do Desporto. Cultura e Desporto: Estrutura concetual da dinâmica cultural; O desporto como fenómeno cultural. As civilizações Antigas Antiguidade Clássica: Do período Helénico ao Período Romano. Idade Média: Atividades físicas de caraterísticas funcionais. Idade Moderna. O Movimento Renascentista e as posições dos humanistas perante a Educação corporal. Movimento Iluminista na afirmação da importância das atividades lúdico-desportivas. A Educação Física e o desporto nos séculos XIX e XX: As correntes militares; As correntes higienistas; As correntes pedagógicas; As correntes desportivas. O século XX e o desenvolvimento e generalização do desporto: Da Ginástica à mundialização do Desporto A Educação Física e do desporto em Portugal: Influências estrangeiras no desenvolvimento da Educação Física em Portugal. O ensino da Educação Física em Portugal. O movimento olímpico na modernidade.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta U.C., os estudantes serão capazes de: Compreender o significado do conceito de Educação Física e Desporto, usando de forma correta a terminologia histórica. Saber analisar as características das diversas etapas da Educação Física e Desporto, relacionando-as com o contexto cultural de cada período histórico. Conhecer as configurações dos diferentes modelos do desporto contemporâneo a partir das correntes filosóficas e ideológicas que as justificaram. Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores; Desenvolver a capacidade reflexiva e o pensamento crítico acerca das atividades corporais realizadas no passado, para compreender o desporto no presente.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino  serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva;  Visionamento e discussão de documentários/vídeos;  Pesquisa bibliográfica; Análise de artigos científicos;  Atividades em pequeno grupo;  Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido. As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de  inovação  pedagógica baseada nas evidências, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caillois, R. (1990)., Os jogos e os homens. A máscara e a vertigem, Lisboa: Editorial Cotovia. Crespo, J. (2011). O processo de civilização do corpo em Portugal¿, Uma História do Desporto em Portugal. Corpo, espaços e media, Lisboa: Quidnovi Crespo, J. (1990). A História do corpo, Lisboa: DIFEL Garcia. R. & Bento, J. (1999). Contextos da Pedagogia do Desporto. Perspetivas e Problemáticas Lisboa: Livros Horizonte. Monroy A. &  Saez, G. (2008). Historia del deporte : de la prehistoria al renacimiento. Sevilha: Wanceulen   Pinheiro, F. (2011). Fazer história do desporto: Paradigmas e problemáticas. Revista Estudos do Século XX, 11, 4-20 Rodriguez López, J. (2008). Historia del deporte (3ª ed.) . Barcelona: INDE Publicacioones . Rosário, A. T. (1996). O Desporto em Portugal. Reflexo e Projecto de uma Cultura. Lisboa: Instituto Piaget. Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal:  do século XIX à Primeira Guerra Mundial. Lisboa: Instituto Piaget.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios