filmeu

Disciplina História da Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo a análise histórica e crítica das práticas corporais e desportivas, desde as civilizações antigas até à atualidade. O seu campo de ação abrange as relações entre corpo, Educação, cultura e sociedade, evidenciando os contextos políticos, pedagógicos e institucionais que moldaram a Educação Física e o Desporto. Atua nos domínios da História Social da Educação e da História do Corpo e do Movimento, promovendo uma leitura contextualizada das práticas contemporâneas. A sua pertinência neste CE reside na formação de profissionais capazes de fundamentar a sua intervenção com consciência histórica e cultural, o que lhes permitirá construir um pensamento holístico sobre as diferentes dimensões do desporto, reconhecendo-o como fenómeno social e educativo.    
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 Da teoria da Educação Física às Ciências do Desporto. 1. Cultura e Desporto: Estrutura concetual da dinâmica cultural; O desporto como fenómeno cultura CP 2 As civilizações Antigas CP3 Antiguidade Clássica: Do período Helénico ao Período Romano. CP4 Idade Média: Atividades físicas de caraterísticas funcionais. CP 5 Idade Moderna. O Movimento Renascentista e as posições dos humanistas perante a Educação corporal. Movimento Iluminista na afirmação da importância das atividades lúdico-desportivas. CP 6 A Educação Física e o desporto nos séculos XIX e XX: As correntes militares; As correntes higienistas; As correntes pedagógicas; As correntes desportivas. CP7 O século XX e o desenvolvimento e generalização do desporto: Da Ginástica à mundialização do Desporto CP8 A Educação Física e do desporto em Portugal: Influências estrangeiras no desenvolvimento da Educação Física em Portugal. O ensino da Educação Física em Portugal. CP 9 O movimento olímpico na modernidade.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender criticamente os conceitos de Educação Física e Desporto, mobilizando terminologia histórica adequada. ME: Aulas expositivas dialogadas e análise de fontes. OA2. Analisar etapas da História da Educação Física e do Desporto, relacionando-as com os respetivos contextos. ME: – Discussão de fontes e sínteses em grupo. OA3. Interpretar modelos contemporâneos de desporto à luz das correntes filosóficas e ideológicas. ME: – Role-playing e problematização prática. OA4. Comunicar de forma clara e fundamentada os conhecimentos adquiridos. ME: Trabalhos colaborativos e feedback orientado. OA5. Refletir criticamente sobre práticas corporais do passado e a sua influência no desporto moderno. ME: atividades práticas e apoio tutorial.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diversas metodologias de ensino (ME) serão utilizadas na Unidade Curricular: ME1: Aulas expositivas dialogadas e análise crítica de fontes históricas (textos, imagens, vídeos), para exploração dos fundamentos da Educação Física e do Desporto, em articulação com o Modelo Pedagógico. Esta opção pretende promover: aquisição de uma base teórica sólida; pensamento histórico; apropriação de terminologia específica. ME2: Trabalho de grupo com recurso a debates, role-playing, construção de mapas mentais e sínteses temáticas. Esta opção pretende promover: análise crítica; cooperação; comunicação fundamentada. ME3: Atividades práticas de interpretação histórica de práticas corporais e de problematização dos modelos contemporâneos. Esta opção pretende promover: articulação entre teoria e prática; reflexão crítica; contextualização social. ME4: Informação de retorno contínua (oral e escrita) e apoio tutorial. Esta opção pretende promover: autorregulação da aprendizagem; sucesso educativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caillois, R. (1990).Os jogos e os homens. A máscara e a vertigem. Cotovia. Cordovil, J. (2025).O corpo na Univ: a porta que abril abriu.Ed autor Crespo, J. (2011).O processo de civilização do corpo em Portugal¿, Uma História do Desporto em Portugal. Corpo, espaços e media. Quidnov Garcia. R. & Bento, J.(1999). Contextos da Pedagogia do Desporto. Perspetivas e Problemáticas Horizonte. Monroy A. &  Saez, G. (2008). Historia del deporte: de la prehistoria al renacimiento. Wanceulen   Pinheiro, F. (2011). Fazer história do desporto: Paradigmas e problemáticas. Revista Estudos do Século XX, 11,4-20 Rodriguez López, J. (2008). Historia del deporte (3ª ed.). INDE Publicacioones . Rosário, A. (1996). O Desporto em Portugal. Reflexo e Projecto de uma Cultura.  Instituto Piaget. Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal:  do século XIX à Primeira Guerra Mundial.  Instituto Piaget. Torres, A. (2022). No princípio era o o Movimento: Uma caminhada pelas diversas modalidades desportivas. 5 Livros
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios